SINDIMINERAIS-PR

Sindicato da Indústria da Extração de Minerais Não Metálicos do Estado do Paraná

PDA é apresentado aos gestores sindicais no estado

Programa vai abordar temas inovadores para as gestões sindicais

clique para ampliar>clique para ampliarExecutivas participaram das atividades (Foto: Divulgação)

O Programa de Desenvolvimento Associativo (PDA) iniciou as atividades deste ano com palestras voltadas para presidentes e secretários executivos dos sindicatos. O PDA tem sido uma das ferramentas da CNI e da Fiep para fortalecer as representações sindicais empresariais no setor industrial. Nos próximos dois anos, essas atividades estarão divididas em duas frentes: Avança Sindicato e Associa Indústria.

Na opinião de Kelly Cristina Schindler Silveira, que coordenou o programa até o final de março, o PDA ofereceu atividades inéditas que tiveram uma boa aceitação dos participantes. “Foram algumas atividades inovadoras, eventos com temas novos que alcançaram os mais variados sindicatos”, comentou. Entre as atividades estavam cursos para lideranças e para os executivos. O Sindiminerais PR participou das atividades.

Os dois cursos realizados no Paraná são projetos pilotos do PDA. Eles pertencem à etapa Avança Sindicato, que reúne ações para dois diferentes públicos: o executivo, a quem compete a gestão cotidiana do sindicato e o relacionamento com os associados; e os presidentes e dirigentes, que são responsáveis pelas decisões e pela atuação em nível estratégico.

O curso Gestão de Procedimentos Sindicais contou com 48 participantes e teve o objetivo de fornecer aos executivos as orientações necessárias à atuação como agente de suporte nos processos de negociação coletiva e outras iniciativas conduzidas pelo sindicato. Já a palestra Negociação Coletiva foi dirigida para os presidentes de sindicatos e contou com 35 participantes. A intenção foi fomentar a visão estratégica dos líderes sindicais quanto à importância da negociação coletiva para a competitividade das empresas e para fortalecer a representatividade do sindicato.

O PDA foi apresentado e discutido com todos os sindicatos filiados à Fiep por meio de videoconferência, em 17 pontos espalhados pelo estado. O evento teve a participação da gerente do PDA da CNI, Camilla Cavalcantti, e do representante do Sebrae Paraná, Agnaldo Castanharo.

Com informações da coordenação do PDA

Segunda edição do Inova Talentos está com inscrições abertasSetor mineral faz últimas observações para o relator do novo Código da Mineração