SINDIMETAL SUDOESTE

Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e de Material Elétrico de Pato Branco

Envie para seus amigos

Verifique os campos abaixo!






Comunicar Erro

Verifique os campos abaixo!




Sindimetal Sudoeste e Sebrae ouvem expectativas de empresários

Iniciativa teve como objetivo reunir informações que irão pautar as ações estratégicas do sindicato

clique para ampliarIndustriais durante a ação, que buscou informações sobre os desafios e perspectivas do setor. (Foto: Sindimetal Sudoeste)

Escutar o que pensam empresários dos setores de serralheria, estruturas metálicas e artefatos de metal. Este foi o objetivo do Sindimetal Sudoeste e do Sebrae-PR ao organizar três encontros de investigação apreciativa nas noites dos dias 16, 17 e 18 de agosto.

Os eventos contaram com o apoio da ACEFB, ACEPB, ACDV, UTFPR, CACISPAR, STI- Maringá, Fiep, Sesi, Senai e IEL e prefeituras municipais.

Os encontros iniciaram com breve apresentação dos serviços do Sindimetal Sudoeste e demais entidades parceiras. Logo após, o consultor do Sebrae-PR Marcelo Silveira Dalle Teze realizou aos empresários participantes perguntas instigantes sobre o desenvolvimento das empresas e do setor, que apresenta muitas variações de expectativas e realidades.

Embora o volume de participantes tenha sido abaixo da expectativa, a qualidade dos conteúdos coletados foi ótima e pautará ações estratégicas do sindicato e seus parceiros em prol do desenvolvimento do setor. "Era uma oportunidade para o empresário apontar o que esperava de seu sindicato e das entidades de apoio ao empreendedor", comenta o presidente do Sindimetal Sudoeste, Evandro Néri, evidenciando a qualidade das informações recebidas.

Já a diretora executiva do sindicato, Meri Aparecida Moraes, ressaltou que os dados estão sendo agrupados para que, nas próximas semanas, haja uma reunião da entidade com as outras organizações parceiras para identificação de formas de ampliação e aproximação nas relações com o empreendedor.

Para o consultor do Sebrae Gilcindo Corrêa, o encontro - com sua forma de comunicação aberta e interativa - permitiu diálogos interessantes e percepções importantes. Como exemplo, a oportunidade de fusão entre metalmecânica e os conhecimentos em tecnologia de informação, como forma de alavancar novos negócios ou maior valor agregado ao que se produz.

Num dos momentos mais interessantes do encontro, acadêmicos de Tecnologia da Informação da Faculdade Materdei debateram com os participantes motivos que levam a Geração Y a possuir comportamentos diferentes nas relações de trabalho. Ficou nítido que os mais jovens esperam mais dos gestores e gostariam de ter mais espaço e visualizar perspectivas de crescimento. "Quando a pessoa não vê perspectiva vai para outras atividades, mesmo ganhando menos, que lhe reserve mais futuro", explicou Marcelo Dalle Teze, ressaltando que é preciso repensar a forma de gerir pessoas sob risco de queda acentuada no capital intelectual dos quadros profissionais.

A reunião também apresentou como consenso a certeza de que o empresário deverá estar mais preparado para os novos tempos, com mudanças cada vez mais frequentes e com atitudes voltadas a inovação no que faz, sob o risco de inviabilizar a atividade. 

As gerentes do Sesi e Senai Pato Branco e Dois Vizinhos, Marcia Triches Painim, e do Sesi e Senai de Francisco Beltrão, Rosevete Marta Marcelo Tesser, apresentaram serviços e qualificações que oferecem ao empreendedor ferramentas para aprimorar a empresas internamente, inovar e alcançar, portanto, maior competitividade.

Para o vice-presidente da Fiep, Cláudio Petrycoski, a iniciativa do Sindimetal Sudoeste em criar um diálogo próximo com o empresário contribui para realinhamento de ações. "O Sistema Fiep existe em função do empresário e nada melhor do que escutar quem empreende nas mais diversas áreas e em estágios evolutivos diferentes", afirmou.  

Com informações da assessoria de imprensa do sindicato

Linha de financiamento se torna opção para indústria que precisa de capital de giroInstituto do Aço aponta queda na produção siderúrgica brasileira