SINDIMETAL SUDOESTE

Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e de Material Elétrico de Pato Branco

Envie para seus amigos

Verifique os campos abaixo!






Comunicar Erro

Verifique os campos abaixo!




Projeto "Setores Portadores de Futuro para o Estado do Paraná" vai detectar novos rumos da indústria paranaense

Objetivo é ampliar as possibilidades de crescimento para o setor na próxima década

clique para ampliarclique para ampliarEncontros vão ajudar a delinear o futuro do setor industrial paranaense (Foto: Fiep)

Um projeto - que está sendo desenvolvido no Paraná durante todo o mês de março e início de abril - pretende identificar as áreas industriais com grande potencial para os próximos 10 anos. O levantamento, chamado de "Setores Portadores de Futuro para o Estado do Paraná", é fruto de uma parceira entre a Fiep e o Sebrae/PR.

Durante cerca de 45 dias, encontros em dez regiões vão identificar os setores do futuro da indústria paranaense. O objetivo do projeto é ampliar os diversos setores industriais do estado e, principalmente, detectar quais as áreas que poderiam aumentar as possibilidades de crescimento, reposicionando o Paraná tanto em relação ao Brasil quanto ao cenário mundial.

"O resultado deve reunir informações altamente qualificadas, pois os encontros serão feitos com grupos de industriais de cada região, além de cientistas, pesquisadores, sindicatos de todos os setores e representantes do governo", explica a coordenadora do projeto, Marilia de Souza. As reuniões vão acontecer em dez mesorregiões do estado: noroeste, norte central, norte pioneiro, oeste, centro ocidental, centro oriental, sudoeste, centro sul, sudeste e região metropolitana de Curitiba. Os encontros já foram realizados em Cornélio Procópio, Cascavel, Francisco Beltrão, Guarapuava e Campo Mourão. As demais reuniões acontecem em Ponta Grossa, Irati, Umuarama, Apucarana e Curitiba.

Através dos encontros será possível esboçar visões de futuro para cada um dos setores e áreas selecionados; elaborar uma agenda convergente de ações para concentrar esforços e investimentos; identificar tecnologias-chave para a indústria do Paraná; e elaborar mapas com as trajetórias possíveis para cada uma das áreas estratégicas. Entre o setores analisados estão indústria agroalimentar; biotecnologia aplicada à indústria agrícola e florestal; biotecnologia aplicada à indústria animal; energia; meio ambiente; indústria metalmecânica; microtecnologia; papel e celulose; plástico; produtos de consumo; saúde; turismo; e construção civil.

De acordo com a coordenadora do projeto, o estudo poderá nortear as decisões no setor industrial durante a próxima década. "A conclusão deste levantamento vai servir como base para as políticas públicas, investimentos de empresários e até órgãos de pesquisa", ressalta. O primeiro trabalho do gênero foi realizado em 2005. Agora, dez anos depois, o novo estudo prospectivo que deve identificar quais serão as áreas industriais em para a próxima década será entregue em julho, com uma publicação oficial dos dados.

Brasil ocupa últimas posições no ranking da produtividadeVacina da gripe reduz número de faltas ao trabalho