SINDIMETAL SUDOESTE

Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e de Material Elétrico de Pato Branco

Envie para seus amigos

Verifique os campos abaixo!






Comunicar Erro

Verifique os campos abaixo!




Projeto "Diálogos" debate assuntos relevantes à indústria

Primeiro encontro foi realizado no sudoeste do estado por meio de parceria da Fiep com o Sindimetal Sudoeste e outras entidades

clique para ampliarclique para ampliarNo primeiro encontro do “Diálogos”, o médico Valdir Bigolin apresentou dados sobre a saúde e segurança dos trabalhadores nas indústrias (Foto: Divulgação)

Promover discussões pertinentes à indústria de um modo geral, reunindo representantes de diferentes setores produtivos, é uma estratégia importante para fortalecer o segmento. Para incentivar esta interação entre os industriais, a Fiep criou o projeto "Diálogos", inicialmente desenvolvido em parceria com seis sindicatos e entidades parceiras da região sudoeste do Paraná, como o Grupo de RHs, Arranjo Produtivo Local (APL) de Alumínios, Sesi e Sebrae.

O objetivo do programa é detectar os principais problemas enfrentados pelos empresários e encontrar soluções e novas ideias que beneficiem todos os setores industriais. Por meio do "Diálogos", profissionais e empresários se reunirão mensalmente para debater temas presentes na rotina da indústria e que são definidos com base na necessidade dos participantes. No primeiro encontro, realizado em Pato Branco no dia 26 de fevereiro, o tema foi "Prevenir é melhor que remediar". O médico especialista em Medicina no Trabalho, Valdir Bigolin, apresentou dados sobre atestados médicos, sigilo médico, inovações em equipamentos de proteção individual (EPI) e trabalho em altura.

"O aspecto mais importante deste projeto é a forma de atuação da coordenadoria da federação, que se mostra muito interessada em envolver os sindicatos. O resultado de uma parceria como esta faz diferença para as indústrias da região", explica Meri Aparecida Moraes, secretária-executiva do Sindimetal Sudoeste, uma das entidades parceiras da Fiep no projeto.

O resultado positivo deste primeiro encontro deve servir de incentivo e inspiração para sindicatos e coordenadorias da Fiep de outras localidades. De acordo com o vice-presidente e coordenador regional da federação na região sudoeste, Cláudio Petrycoski, os participantes ficaram satisfeitos com o diálogo realizado. "Com a boa impressão que os participantes nos deixaram, percebemos que atingimos o nosso objetivo, que era principalmente esclarecer dúvidas sobre o assunto", completa.

O gerente de recursos humanos Flávio Sufiatti é prova de que os participantes aprovaram o projeto e o evento realizado no sudoeste. "O objetivo era gerar um momento de aprendizado, não em forma de palestra, mas em forma de diálogo. O mais interessante foi que o bate-papo excedeu o tempo previsto e os participantes continuaram em seus lugares, fazendo perguntas para ter suas dúvidas esclarecidas. Isto é prova de que há carência de encontros para debater sobre as dificuldades encontradas na rotina da profissão. Diante disto, só posso afirmar que o evento foi fantástico", finaliza.

O Sindimetal Sudoeste informa que os eventos inicialmente programados para os dias 25 e 26 de maio - sobre seguro para responsabilidade cível do empregador em situações de acidente de trabalho - foram alterados para atendimentos individualizados. O objetivo desta atividade é mostrar que existem formas das empresas se precaverem de um desfalque no fluxo de caixa nos casos de pagamento de indenização por conta de acidente de trabalho. Estas são situações que não podem ser previstas pelas empresas, que podem encontrar apoio em um seguro como este.

Os encontros serão realizados durante todo o ano. Interessados em participar devem entrar em contato com a coordenaria regional da Fiep em Pato Branco, pelo telefone (46) 3225-1222, e com o Sindimetal Sudoeste, pelo telefone (46) 3225-1222. As inscrições são gratuitas.

DEIXE SEU COMENT�RIO

Os seguintes erros foram encontrados:








    1. Os sites do Sistema Fiep incentivam a pr�tica do debate respons�vel. S�o abertos a todo tipo de opini�o. Mas n�o aceitam ofensas. Ser�o deletados coment�rios contendo insulto, difama��o ou manifesta��es de �dio e preconceito;
    2. S�o um espa�o para troca de ideias, e todo leitor deve se sentir � vontade para expressar a sua. N�o ser�o tolerados ataques pessoais, amea�as, exposi��o da privacidade alheia, persegui��es (cyber-bullying) e qualquer outro tipo de constrangimento;
    3. Incentivamos o leitor a tomar responsabilidade pelo teor de seus coment�rios e pelo impacto por ele causado; informa��es equivocadas devem ser corrigidas, e mal entendidos, desfeitos;
    4. Defendemos discuss�es transparentes, mas os sites do Sistema Fiep n�o se disp�em a servir de plataforma de propaganda ou proselitismo, de qualquer natureza.
    5. Dos leitores, n�o se cobra que concordem, mas que respeitem e admitam diverg�ncias, que acreditamos pr�prias de qualquer debate de ideias.
    Diagnóstico gratuito está disponível na página da Bússola da Inovação até 30 de marçoIndustriais podem acessar linhas de financiamento para adequações à NR-12