SINDIMETAL SUDOESTE

Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e de Material Elétrico de Pato Branco

Envie para seus amigos

Verifique os campos abaixo!






Comunicar Erro

Verifique os campos abaixo!




PDA é instrumento para fortalecimento dos sindicatos, indústrias e lideranças

Programa, realizado pela Confederação Nacional da Indústria em parceria com a Fiep, vem atendendo demandas de industriais e sindicatos

clique para ampliarclique para ampliarAções do PDA contemplam toda a cadeia da indústria no Paraná (Foto: Freeimages)

O Programa de Desenvolvimento Associativo (PDA), desenvolvido pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) em parceria com a Fiep, está atendendo às demandas vindas das indústrias para o aprimoramento do setor produtivo de uma maneira geral. Por meio de capacitações, especialistas e consultores orientam os industriais sobre temas pertinentes, como fiscalização do trabalho, eficiência energética e gestão, entre outros.

No Paraná, estes cursos estão sendo realizados em todas as regionais da Fiep, com calendário pré-estabelecido. Os sindicatos filiados à federação divulgam o cronograma aos associados e demais interessados. Assim, os industriais têm oportunidade para trocar experiências e conhecimento sobre os serviços disponibilizados pelo Sistema Fiep e pelos sindicatos.

A gerente da Central de Relacionamento com Sindicatos e Coordenadorias Regionais da Fiep, Maria Aparecida Santos Lopes, conta que a CNI disponibiliza o portfólio com os cursos, oficinas e demais atividades previstas no programa. “Olhando esse portfólio e fazendo uma sondagem junto aos nossos sindicatos, nós identificamos onde há mais viabilidade de levar um curso ou ação ou onde teria uma aceitabilidade maior”, explica.

Além da sondagem junto aos sindicatos, a Fiep conta com o auxílio das 17 coordenadorias no estado, que também identificam as demandas e trabalham para a sensibilização dos industriais. “Levamos algumas ações espontaneamente, mesmo sem que a demanda tenha aparecido, mas por entender que são questões que permeiam toda a indústria do Paraná”, afirma Maria Aparecida.

Gestão sindical

Paralelamente a esta assistência direta às indústrias, o PDA atua no avanço do setor industrial por meio do fortalecimento dos sindicatos. Segundo Maria Aparecida, o PDA “vai ao encontro do mapa estratégico do Sistema Fiep, que estimula a formação de sindicatos fortes”.

Com esse objetivo, o fortalecimento sindical passa pela boa formação de seus líderes. “O PDA vem para trabalhar essas questões voltadas à gestão, à melhoria das atividades, da função e da postura destes líderes sindicais frente à classe que eles representam, nos diversos setores da indústria”, comenta. Uma das primeiras ações com os sindicatos está relacionada com o Planejamento Estratégico (saiba mais aqui), visando fornecer a base para que a entidade se organize e consiga atender cada vez mais os industriais, fortalecendo o setor.

Além disto, alguns sindicatos vão passar por ações específicas, como o caso do intercâmbio de lideranças setoriais. “O Paraná, neste ano, será o estado que vai receber o setor da madeira. Os presidentes de sindicatos das indústrias da madeira de todo o país vão trocar suas experiências, buscando soluções conjuntas para esse setor da indústria. Aconteceu o intercâmbio do setor da indústria do vestuário em Minas Gerais, e nós do Paraná tivemos como representantes três presidentes de sindicatos. Eles puderam interagir com outros presidentes de sindicatos e buscaram soluções conjuntas para demandas do segmento”, explica Maria Aparecida.

Mais informações sobre o PDA podem ser obtidas no site do PDA: www.fiepr.org.br/para-sindicatos/pda.

Micro e pequenas indústrias paranaenses têm a oportunidade de discutir inovação, crédito e competitividadeSindicatos investem em Planejamento Estratégico para crescimento e desenvolvimento