SINDIMETAL SUDOESTE

Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e de Material Elétrico de Pato Branco

Envie para seus amigos

Verifique os campos abaixo!






Comunicar Erro

Verifique os campos abaixo!




Paranaenses acompanham 6º Congresso Brasileiro de Inovação

Atividade contemplou industriais que participam do projeto Gestão da Sustentabilidade para Competitividade de Micro e Pequenas Empresas, desenvolvido pelo Sesi e BID

O 6º Congresso Brasileiro de Inovação - promovido em maio - trouxe a oportunidade para empresários paranaenses condensarem os conhecimentos adquiridos durante a participação dos mesmos no projeto Gestão da Sustentabilidade para Competitividade de Micro e Pequenas Empresas (MPEs), que é realizado em parceria pelo Sesi Departamento Nacional e BID - Banco Interamericano de Desenvolvimento - e sete Departamentos Regionais do Sesi, entre eles o Sesi Paraná.

A iniciativa abrange os sindicatos de Curitiba e Região Metropolitana (Sindemcap e Sinduscon), Maringá (Sindvest), Apucarana (Sivale) e Francisco Beltrão (Sinvespar). O objetivo é dar suporte para aumentar a competitividade das micro e pequenas empresas, por meio da inserção de práticas de gestão nas áreas econômica, social e ambiental, resumidamente o tripé da sustentabilidade.

Eder Pinto, da empresa Mafro Indústria de Confecções Ltda - ligada ao Sivale -, e o empresário Jacir Salmória, da empresa Seiva Indústria de Confecções Ltda - ligada ao Sinvespar -, participaram do 6º Congresso Brasileiro de Inovação, acompanhados do Sesi Paraná. De acordo com Maria Carolina de Castro Leal, coordenadora do projeto no estado, a participação em eventos e congressos é parte integrante do projeto com o objetivo de desenvolver e ampliar os temas ligados à sustentabilidade.

“Esta também foi uma oportunidade para que estes industriais trocassem experiências e conhecimentos adquiridos durante o desenvolvimento do projeto, trazendo-os à percepção do que existe no mercado e de como a inovação é viável, ainda mais ao ouvir casos reais que foram apresentados no congresso. Isto incentiva o empresário. Além disto, puderam verificar que outros temas permeiam a inovação, a exemplo de competitividade e permanência no mercado”, salienta.

Saldo

Paralelamente ao congresso, os industriais paranaenses se encontraram com outros 12 empresários de seis estados, que também integram o projeto nacionalmente, para trocar experiências sobre os impactos dos conhecimentos em suas empresas e em seus setores produtivos. Este trabalho ocorreu com a presença de representantes do BID e do Sesi Departamento Nacional.

O superintendente do Sesi no Paraná, José Antonio Fares, explica que o projeto está entrando em sua fase final. Entre agosto e setembro, a equipe voltará a aplicar o Modelo Sesi para uma avaliação final dos resultados, validando-o como importante ferramenta de gestão para a sustentabilidade de MPEs.

Índice de confiança do industrial permanece abaixo da média históricaWorkshop "Desafios da Indústria - Soluções do Sistema Fiep" percorre o Paraná