SINDIMETAL SUDOESTE

Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e de Material Elétrico de Pato Branco

Envie para seus amigos

Verifique os campos abaixo!






Comunicar Erro

Verifique os campos abaixo!




FEIMEC Brasil vai fazer demonstração de Manufatura Avançada em 2016

Linha de produção inteligente, com 300 metros quadrados, será uma exclusividade da feira, que acontece de 03 a 07 de maio, em São Paulo

clique para ampliarclique para ampliarA Manufatura Avançada está atualmente no centro do debate mundial sobre produtividade e inovação dos meios de produção (Foto: Freeimages)

A Manufatura Avançada - conhecida também por Indústria 4.0, Indústria do Futuro e Fábrica Inteligente - está atualmente no centro do debate mundial sobre produtividade e inovação dos meios de produção. Considerado como a quarta revolução industrial - antecedida pela mecânica, elétrica e digital -, o novo paradigma representa a interação, autônoma e inteligência, entre sistemas de fabricação automáticos complexos.

A combinação de modernos recursos de automação industrial com os avanços dos sistemas de computação, informação e comunicação via internet permite que linhas de montagem e produtos troquem informações entre si ao longo do processo, ao mesmo tempo em que diferentes unidades fabris tomam decisões sobre produção, compras e estoques sem interferência humana.

No Brasil, a primeira e exclusiva demonstração de Manufatura Avançada será durante a FEIMEC - Feira Internacional de Máquinas e Equipamentos, que acontece de 03 a 07 de maio, em São Paulo. O projeto, capitaneado pela Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos (ABIMAQ), envolveu mais de 20 empresas e entidades ligadas aos mais diferentes setores, como automação e controle, robótica, mecatrônica, comunicação e internet, virtualização (virtual twin/comissionamento virtual), entre outros.

A realização da Manufatura Avançada durante a feira foi viabilizada pela ABIMAQ, que agregou os muitos setores envolvidos, firmou as parcerias e buscou o patrocínio do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI).

A ABIMAQ integra o Grupo de Trabalho formado pelo Ministério do Desenvolvimento Indústria e Comércio (MDIC), Ministério de Ciência Tecnologia e Inovação (MCTI), ABDI, BNDES e a Financiadora de Estudos e Projetos (FINEP) que visa transformar a Manufatura Avançada numa política de Estado, da mesma forma que acontece nos países mais adiantados nesse tema, como Alemanha e Estados Unidos.

Fábrica inteligente

Durante os cinco dias da FEIMEC, a fábrica inteligente produzirá cerca de 250 unidades customizadas de um acessório para escritório que une as funcionalidades de um porta lápis e um porta celular. Convidados, parceiros das empresas participantes, empresários, engenheiros, técnicos e outros visitantes da feira receberão um QR-Code via e-mail, que será lido a partir da tela do seu smartphone no início da linha de produção montada no pavilhão.

Em seguida, o “cliente” seleciona suas preferências em relação às cores e à disposição dos lápis no acessório. Ele não precisa informar o modelo de seu smartphone para definir a largura do suporte, pois o sistema faz essa identificação automaticamente no momento da leitura do QR-Code.

Mais informações podem ser encontradas no site do evento.

Com informações do site da Abimaq

Produção industrial cresce no primeiro mês de 2016Entidades paranaenses declaram apoio às ações de combate à corrupção