SINDIMETAL SUDOESTE

Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e de Material Elétrico de Pato Branco

Envie para seus amigos

Verifique os campos abaixo!






Comunicar Erro

Verifique os campos abaixo!




Associado ao Sindimetal Sudoeste é homenageado na Semana da Indústria

Industrial Celso Satoshi Saito, da Hi-Mix Eletrônicos, recebeu a Medalha do Mérito Industrial

clique para ampliarIndustrial Celso Saito recebeu em Pato Branco a medalha do Mérito Industrial. (Foto: Agência Fiep)

O industrial Celso Satoshi Saito, da Hi-Mix Eletrônicos, empresa associada ao Sindimetal Sudoeste, recebeu no último dia 17 de maio a Medalha do Mérito Industrial. A homenagem ocorreu durante as comemorações da Semana da Indústria, promovida pela Fiep, em cerimônia realizada em Pato Branco. Além de Saito, também recebeu a comenda na oportunidade o empresário Marcelo Schmeider, do ramo alimentício. Já o título de Benemérito da Indústria foi entregue à família de Dimorvan Carraro.

Celso Saito foi indicado pelo sindicato para receber a homenagem pelos seus esforços no desenvolvimento do setor e condução da empresa, mesmo diante dos momentos desafiadores de crise. Natural de Iporã, interior paranaense, o industrial formou-se em Engenharia Eletrônica em 1995, pelo Centro Federal de Educação Tecnológica (atual UTFPR). Ele começou a trabalhar no setor industrial em 1990, quando ingressou em uma empresa dinamarquesa - Glunz & Jensen do Brasil, no setor de desenvolvimento de novos produtos, onde atuou até 1993.

A partir deste momento, tornou-se empreendedor. Em parceria com amigos fundou sua própria empresa, Hi-Mix Eletrônicos S/A, inicialmente voltada a serviço de engenharia de desenvolvimento de produtos eletrônicos e sua posterior industrialização. A empresa foi fundamental para o crescimento do Parque Industrial e Tecnológico de Pato Branco, fomentando novas tecnologias e contribuindo para o desenvolvimento econômico local. Hoje, a Hi-Mix emprega 650 colaboradores diretos.

Ao receber a homenagem, Saito agradeceu a Deus, a seus familiares e aos colaboradores da empresa. Também expressou gratidão ao município de Pato Branco, que abrigou a empresa e possibilitou seu crescimento.

O presidente do Sindimetal Sudoeste, Evandro Néri, destacou a validade e a importância do reconhecimento de Saito para a região. Segundo ele, essa é a primeira vez que uma indústria de tecnologia da região recebe a homenagem que, de certa forma, também se estende a todo o polo. “O setor de tecnologia é relativamente novo na região e tem contribuído para manter os jovens profissionais a permanecer na cidade aqui e fortalecido a economia. Reconhecer o empresário Celso é também reconhecer a importância deste setor, que esta se desenvolvendo e é fundamental para a economia”, afirmou.

Homenagens

Além de Saito, foi homenageado o industrial  Marcelo Schmeider, médico veterinário que iniciou sua carreira na Sadia/BRF, como estagiário na área de suinocultura na unidade de Dois Vizinhos. Com uma carreira de sucesso, e sucessivas promoções, em 2008, foi promovido a gerente de processo para a unidade de Brasília. Em junho de 2010, assumiu a unidade de Buriti Alegre (GO) como gerente de unidade e, em junho de 2012, assumiu a unidade de Mineiros (MG). Diante dos bons resultados alcançados nas outras plantas, em agosto de 2015, foi desafiado a assumir a maior planta de abate de frangos da América Latina, unidade de Dois Vizinhos, onde permanece até hoje.

Já a família de Dimorvan Carraro recebeu o título de Benemérito da Indústria concedido postumamente ao industrial, que foi um dos principais empresários de Palmas, fundador da Estrela Indústria de Papel, empreendimento que conferiu grande impulso econômico para o município e a região. Ele foi também prefeito do município entre 1989 e 1992, período no qual foi promovida a municipalização das escolas de ensino fundamental e foram criadas novas escolas, além de avanços na saúde pública e elaboração do Plano Diretor municipal e obras de infraestrutura. O industrial faleceu em setembro de 2013.

O presidente da Fiep, Edson Campagnolo, reconheceu a importância das homenagens, sobretudo pelo momento vivido pelo setor produtivo. “Com as comemorações da Semana da Indústria, homenageando empresários que são exemplos para o setor industrial, transmitimos a confiança de que o Brasil é muito maior do que os problemas que temos enfrentado nos últimos meses”, declarou.

O vice-presidente da Fiep, Claudio Petrycoski, que é de Pato Branco, também destacou a importância de se reconhecer a trajetória desses industriais, que são exemplos de superação. “Algumas pessoas me questionaram se caberiam essas homenagem nessa crise em que estamos. Cabe e deverá caber sempre. Essas pessoas que foram homenageadas são espelhos para nós. Elas também passaram por dificuldades, assim como nós, e hoje estão tendo seu esforço reconhecido”, disse.

As comemorações da Semana da Indústria 2016, além de Pato Branco, ocorreram também em Irati, Cascavel, Cianorte, Londrina, e Curitiba. Em todas as cidades, a Fiep homenageia empresários com destacada atuação em prol do crescimento do setor industrial.

Com informações da Agência Fiep

Confiança do industrial tem alta no mês de maioRegião Sudoeste do Paraná poderá ganhar aeroporto comercial