SINDIMETAL SUDOESTE

Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e de Material Elétrico de Pato Branco

"Corrupção prejudica ambiente de negócios e afeta diretamente as empresas"

Opinião é do presidente do Sistema Fiep, Edson Campagnolo; tema será tratado no 2º Fórum Transparência e Competitividade, com presença do juiz Sérgio Moro

clique para ampliarclique para ampliarUm dos destaques no fórum é a presença do juiz federal Sérgio Moro, responsável pelas ações da Operação Lava Jato, que combate a corrupção no país (Foto: Fabio Rodrigues Pozzebom/ Agência Brasil)

A corrupção se tornou um dos principais entraves para o desenvolvimento do país e, consequentemente, do próprio setor produtivo. Empresas de todos os segmentos sofrem diariamente com uma série de problemas e a corrupção “anda ao lado” da burocracia e dos altos impostos, por exemplo. Tudo isto interfere diretamente na competitividade das indústrias.

“No Brasil, está mais claro do que nunca que a corrupção prejudica o ambiente de negócios, afeta a competitividade do setor produtivo e tem forte impacto no desempenho econômico do país”, salienta o presidente do Sistema Fiep, Edson Campagnolo.

Para ele, a solução para esse problema não se restringe a uma maior fiscalização e transparência nas ações do poder público. “Ela exige que as empresas também tenham uma postura ética em seus negócios e implantem sistemas internos para identificar e combater eventuais práticas corruptas”, afirma.

Por isto, é essencial discutir o problema e encontrar soluções. “Contribuir com esse processo é uma prioridade para o Sistema Fiep e, por isso, pela segunda vez promovemos o Fórum Transparência e Competitividade, em parceria com o Cifal Curitiba (Centro Internacional de Atores Locais para a América Latina)", conta Campagnolo.

A segunda edição do evento será realizada no dia 10 de março, em Curitiba, com o objetivo de debater a ética nas corporações. Entre os palestrantes está juiz federal Sérgio Moro, que atua na Operação Lava Jato e ministrará a palestra magna.

Outro palestrante confirmado é o jornalista William Waack, que vai proferir a palestra “A conjuntura e a corrupção no Brasil: quais são os impactos na competitividade das empresas?”. A programação do evento ainda conta com a presença do CEO da Siemens do Brasil, Paulo Stark; do desembargador Edson Vidal Pinto; e do presidente do Instituto dos Advogados do Paraná, José Lúcio Glomb.

O 2º Fórum Transparência e Competitividade tem o apoio da Unitar (United Nations Institute for Training and Research), Transparência Internacional, Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), ABIMCI, Instituto dos Advogados do Paraná (IAP), SIGEP, ABRIGRAF-PR e da OAB Paraná.

As inscrições - gratuitas - para o evento podem ser feitas no site www.corrupcaocustacaro.org.br, onde também estão disponíveis mais informações sobre o evento. As vagas estão sujeitas à lotação do auditório onde acontecerá o evento. O 2º Fórum Transparência e Competitividade está programado para o Campus da Indústria (Av. Comendador Franco, 1.341 - Jardim Botânico), das 14h às 20h.

Investimento por parte das empresas deve ser menor em 2016, aponta estudo feito pela CNIAnexos podem ser alternativas para um maior equilíbrio no cumprimento da NR-12