SINDIMETAL SUDOESTE

Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e de Material Elétrico de Pato Branco

Envie para seus amigos

Verifique os campos abaixo!






Comunicar Erro

Verifique os campos abaixo!




Investimento por parte das empresas deve ser menor em 2016, aponta estudo feito pela CNI

Mercado externo é uma das apostas da reduzida porcentagem de indústrias que pretende investir neste ano

De acordo com pesquisa realizada pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) e divulgada em fevereiro, a crise econômica atingiu os investimentos das indústrias de grande porte. Prova disto é apenas 64% destas empresas pretendem investir neste ano. Segundo os industriais, entre as principais razões para a redução no número de investimentos estão a incerteza econômica, a elevada ociosidade, a reavaliação da demanda e o custo do crédito.

Das empresas que pretendem arriscar investimentos, 67% devem trocar projetos já em andamento. Os outros 33% planejam iniciar novos empreendimentos. Estes investimentos, em sua maioria, estão voltados para projetos de inovação. Das indústrias que devem investir, 46% darão espaço a programas de melhoria ou introdução de novos processos; e 18% pretendem desenvolver produtos.

"Os investimentos em inovação são importantes para o país sair da crise porque aumentam a produtividade e modernizam as empresas", avalia o gerente-executivo de Pesquisa e Competitividade da CNI, Renato Fonseca.

Além desta busca por inovação, outro dado importante da pesquisa é que as empresas preveem o aumento dos investimentos destinados ao mercado externo. "A experiência de uma fraca demanda doméstica, aliada a uma expectativa ainda pessimista, estimula a indústria a procurar o mercado externo", aponta o estudo.

Mais informações sobre a pesquisa podem ser encontradas neste link.

Com informações da CNI

Pesquisa da CNI aponta empresários mais otimistas em 2016"Corrupção prejudica ambiente de negócios e afeta diretamente as empresas"