SINDIMETAL SUDOESTE

Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e de Material Elétrico de Pato Branco

Pesquisa da CNI aponta empresários mais otimistas em 2016

Apesar disto, o Índice de Confiança do Empresários Industrial continua abaixo da média

Apesar do aumento no Índice de Confiança do Empresários Industrial (ICEI), o número continua 17,6 pontos abaixo da média história de 54,7 pontos. De dezembro a fevereiro, o índice cresceu 1,1 ponto. Estes são dados revelados em pesquisa divulgada pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) no dia 22 de fevereiro. O ICEI varia de zero a cem, e quanto mais abaixo de 50 pontos, maior é o pessimismo dos empresários.

De outubro de 2015 até agora foi registrada uma alta de 2,1 pontos no indicador. Isto aponta que há em curso uma trajetória de crescimento, porém, ainda não é possível confirmar a reversão do quadro de confiança. Segundo a pesquisa, o índice é puxado pelas grandes empresas, cujo índice ficou em 38,6 pontos. Já nas médias indústrias, a pontuação ficou em 35,8. Nas pequenas, chegou a 35,5.

O economista da CNI, Marcelo Azevedo, acredita que a melhoria do índice das grandes empresas influencia a confiança das empresas de menor porte. Entre os segmentos pesquisados, a indústria extrativa continua com o menor pessimismo, com 41,4 pontos; a indústria de transformação ficou com 37,2 pontos; e a construção, destaque como a mais pessimista, teve índice de 36,4 pontos.

A pesquisa foi feita em 3.070 empresas entre os dias 1° e 18 de fevereiro. Destas, 1.212 são pequenas, 1.157 são médias e as 701 restantes são de grande porte. Mais informações sobre os detalhes da pesquisa podem ser encontradas neste link.

Com informações da CNI

BNDES relança linha para capital de giroInvestimento por parte das empresas deve ser menor em 2016, aponta estudo feito pela CNI