SINDIMETAL SUDOESTE

Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e de Material Elétrico de Pato Branco

BNDES relança linha para capital de giro

Progeren teve seu prazo estendido para 60 meses e pode ser acessado por empresas de diferentes portes

clique para ampliarLinha para capital de giro pode se tornar oportunidade no atual momento da economia (Foto: USP Imagens)

As indústrias que desejam acessar linhas de crédito para capital de giro podem encontrar o apoio necessário no Progeren, do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), que está direcionando recursos para este fim. O programa foi reformulado recentemente, estendido para empresas de todos os segmentos produtivos e está com condições especiais.

As taxas de juros para micro e pequenas empresas são de aproximadamente 17% ao ano; para médias e grandes empresas os juros ficam em cerca de 20% a.a. O prazo de financiamento é de até 60 meses, contra os 36 meses previstos anteriormente. "O Progeren se tornou interessante e pode dar um fôlego para as empresas neste momento da economia", afirma o coordenador do departamento de Fomento da Fiep, Eduardo Kossovski.

Ele explica que esta linha de financiamento deve ser solicitada via agentes financeiros credenciados pelo BNDES (bancos comerciais, bancos de desenvolvimento e cooperativas). O industrial interessado deve pleiteá-la junto ao banco ao qual a indústria é correntista. "Como esta linha é nova, alguns bancos podem desconhecer estas condições. Anteriormente, o Progeren não atendia todos os segmentos, o que mudou agora", ressalta.

Segundo Kossovski, a indústria pode solicitar o Progeren via bancos de desenvolvimento - BRDE e Fomento Paraná, por exemplo - como alternativa para a contratação desta linha.

Outra opção para acesso a capital de giro são as linhas oferecidas pelo Banco do Brasil e a Caixa Econômica Federal que possuem programas específicos para esse tipo de recurso. Além disso, o Banco Maxinvest oferece capital de giro com prazo de até 36 meses e taxas de aproximadamente CDI + 1%, exigindo como garantias veículos, duplicatas ou imóveis.

Mais informações sobre linhas de crédito disponíveis para capital de giro podem ser consultadas no departamento de Fomento da Fiep, pelo telefone (41) 3271-9411 ou pelo e-mail fomento@fiepr.org.br ou ainda pelo site www.fiepr.org.br/para-empresas/credito.

Exportações ganham espaço no atual cenário econômicoPesquisa da CNI aponta empresários mais otimistas em 2016