SINDIMETAL SUDOESTE

Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e de Material Elétrico de Pato Branco

Expectativa do consumidor aumenta no início de 2016, mas pessimismo ainda é grande

Manutenção deste cenário indica perspectivas de continuidade de baixa demanda nas indústrias, revela pesquisa da CNI

clique para ampliarclique para ampliarPerspectiva do consumidor tem influência direta sobre as demandas de produção nas indústrias (Foto: Marcelo Camargo/ABr)

O Índice Nacional de Expectativa do Consumidor - calculado pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) - aumentou 2,4% em janeiro de 2016 na comparação com dezembro de 2015. O índice chegou a 98,6 pontos e continua apontando pessimismo entre os consumidores brasileiros. O resultado foi divulgado em fevereiro pela confederação.

Segundo a CNI, desde abril de 2015, o índice encontra-se relativamente estável, mantendo-se entre 96 e 100 pontos. A manutenção do pessimismo do consumidor indica perspectivas de continuidade de baixa demanda nas indústrias nos próximos meses, conforme os dados da pesquisa.

A melhora da confiança em janeiro deste ano é resultado das perspectivas dos brasileiros em relação à renda pessoal, ao endividamento e à situação financeira em geral. As perspectivas sobre a inflação e o emprego também melhoraram. Apenas a expectativa em torno de compras caiu em janeiro: 1,1% em relação a dezembro. Segundo a CNI, este resultado específico é considerado normal após o período de maiores aquisições em dezembro.

"O aumento da expectativa pode ter sido influenciado por ser início de ano, em uma perspectiva de que o pior cenário já passou", explica Marcelo Azevedo, economista da CNI. Ele ainda cita que uma maior perspectiva em relação à queda do endividamento pessoal pode ser resultado do uso do 13º salário para equacionar pendências de fim de ano.

Com informações do Portal da Indústria - CNI

Planejamento é essencial para o aproveitamento de feiras empresariaisExportações ganham espaço no atual cenário econômico