SINDIMETAL SUDOESTE

Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e de Material Elétrico de Pato Branco

Planejamento é essencial para o aproveitamento de feiras empresariais

Industriais e gestores devem definir metas e objetivos para o evento

clique para ampliarclique para ampliarFeira de Cantão, na China, é considerada o maior evento multissetorial do mundo e conta, em média, com mais de 60 mil estandes (Foto: Reprodução)

As feiras são excelentes oportunidades para a atualização profissional, conhecer os lançamentos e inovação tecnológica do setor do qual a indústria faz parte, realizar contatos comerciais e até mesmo adquirir equipamentos ou matérias-primas. No entanto, para a ocasião não se transformar em dor de cabeça ou prejuízo, é essencial planejar os objetivos e ir ao evento com metas determinadas.

De acordo com o superintendente da Fiep e gerente de Relações Internacionais e Negócio Exterior da federação, Reinaldo Victor Tockus, a escolha do evento depende desses objetivos. "Há feiras com objetivos mais de negócios e outras de tendências ou inovações da perspectiva do conhecimento. Conhecer qual o evento mais adequado ao segmento que o industrial tem interesse é importante", explica.

Além do objetivo, planejar com antecedência também permite que o industrial possa ingressar em missões, como as promovidas pelos Centros Internacionais de Negócios (Rede CIN), e participar de encontros pré-evento, que antecipam e discutem o que poderá ser visto na ocasião. Sobretudo nas viagens internacionais, a antecedência é necessária para reservas, credenciamentos e a possibilidade de redução nos custos.

Tockus salienta que os industriais devem ficar atentos a eventos em regiões que podem render opções de negócios a partir de novos cenários, como no caso recente de Argentina e Paraguai, eixo que deve sinalizar muitas oportunidades para o Mercosul. "Com a recente mudança de governo na Argentina, por exemplo, espera-se uma maior aproximação do país com as maiores economias de mercado, em especial o tratado Transpacífico, o que forçosamente puxaria o bloco do Mercosul numa direção mais assertiva para a expansão dos negócios", avalia.

Veja a seguir algumas informações para aproveitar melhor os investimentos envolvidos em participar de uma feira do seu setor:

Defina sua meta

Sua meta é realizar compras, pesquisar tendências, buscar soluções inovadoras? Defina quais são seus objetivos para, a partir deles, decidir qual o melhor evento para encontrar essas respostas. Nesta escolha é possível contar com o apoio do CIN Paraná.

Pesquise sobre a feira

Após escolhido o evento, faça uma pesquisa prévia. Entre no site, verifique a lista de expositores, busque reunir informações sobre aqueles que podem atender suas necessidades. Assim, será possível obter um panorama do que irá encontrar e uma lista de prioridades para visitação. Outra medida interessante é entrar em contato com profissionais que já visitaram o evento para colher impressões.

Escolha os profissionais

A escolha da comitiva também demanda planejamento. Em algumas oportunidades, levar profissionais da equipe de Vendas ou Marketing pode ser interessante. Em outras ocasiões, um profissional técnico pode ajudar na escolha de equipamentos que sejam adequados ao parque já instalado. Em alguns casos, o melhor é realizar a pesquisa durante o evento, mas efetivar compras apenas após discussões técnicas para evitar dissabores.

Planeje a visita

Faça um planejamento prévio da visitação em si. Sempre que possível, realize credenciamento antecipado para não perder tempo em filas e leve mapas da área expositiva ou programação com sua lista de prioridades assinaladas. Procure deixar espaço para breves descansos ou contatos que surjam durante uma programação e outra.

Saiba com quem deseja falar

Chegar ao estande já sabendo com quem ou representante de qual área deseja falar facilitará seu contato e evitará longa espera. Em eventos, algumas vezes, as pessoas contratadas para recepcionar o cliente não tem grande conhecimento do setor. Por isto, é importante falar claramente sobre sua necessidade. Outra dica é armazenar as informações do atendimento - em uma agenda ou por meio eletrônico - para contatos futuros.

Oportunidades escondidas

Nem sempre a melhor oportunidade está na maior feira do segmento. Se seu objetivo é, por exemplo, realizar contatos comerciais para determinado país, muitas vezes uma feira local pode ser o melhor espaço para atingir suas metas. É importante considerar todos os aspectos ao escolher os eventos. Há ainda feiras destinadas a segmentos próximos ou parecidos, que podem oferecer soluções interessantes, como possíveis adaptações ao processo produtivo da indústria.

Encerradas as negociações da Convenção Coletiva de Trabalho 2015-2016Expectativa do consumidor aumenta no início de 2016, mas pessimismo ainda é grande