SINDIMETAL SUDOESTE

Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e de Material Elétrico de Pato Branco

Envie para seus amigos

Verifique os campos abaixo!






Comunicar Erro

Verifique os campos abaixo!




Saiba cinco bons motivos para ser associado a um sindicato

Uma das razões mais importantes é que as entidades representam e defendem os interesses dos associados, gerando resultados positivos para a indústria do segmento

clique para ampliarclique para ampliarAssociativismo impulsiona crescimento da indústria (Foto: Reprodução)

Ser associado a um sindicato traz inúmeros benefícios aos empresários, pois esta é a forma mais eficaz de dialogar com governos e trabalhadores. Além disto, por meio de projetos e programas desenvolvidos pelas entidades, as empresas têm a possibilidade de aumentar sua competitividade e qualidade dos produtos e serviços desenvolvidos.

Diante da importância do associativismo, a CNI (Confederação Nacional da Indústria) publicou uma lista de cinco razões para as empresas, que ainda não são associadas, não esperarem mais para se associarem às entidades de sua categoria.

Confira abaixo os motivos apontados:

  1. Os sindicatos defendem os seus interesses: Um dos principais objetivos dos sindicatos é identificar riscos e oportunidades para as indústrias e apresentar propostas que garantam avanços e impeçam retrocessos ao segmento. Além disto, as entidades agem junto aos governos locais com o apoio das federações das indústrias e da CNI. 

  2. Lideram negociações coletivas: Os sindicatos são os responsáveis pela negociação com os representantes de sindicatos dos trabalhadores. As instituições dialogam para tentar encontrar um equilíbrio nas relações de trabalho e chegar a um acordo tanto sobre os aspectos econômicos quanto sociais, que devem estar presentes no documento da CCT (Convenção Coletiva de Trabalho). 

  3. São fontes de informação: Os sindicatos têm todo o aparato necessário para acompanhar o desempenho das indústrias associadas. Podem oferecer estudos, dados e indicadores que ajudam os industriais a tomarem decisões importantes que garantem a evolução de sua empresa. Oferecem ainda boletins informativos com novidades e inovações do setor. 

  4. São verdadeiros braços direitos das empresas: As entidades oferecem assessoria técnica, consultoria jurídica, orientação sobre tomada de crédito, convênios com parceiros e central de compras. Além disto, viabilizam cursos e oficinas por meio do PDA (Programa de Desenvolvimento Associativo), que orienta empresários sobre como lidar com problemas do dia a dia, leis trabalhistas, fiscalização e tributos. São oferecidas também condições especiais para os interessados em cursos e programas realizados pelo Sesi, Senai e IEL. 

  5. Promovem a integração produtiva e a troca de experiências entre empresários: Ao se associar, o empresário passa a ter contato e proximidade com diversos outros empresários do mesmo segmento, além de representantes de federações, confederações, universidades e fornecedores. Este contato possibilidade o compartilhamento de boas ações, discussões sobre como enfrentar dificuldades e tantos outros benefícios. 

Com informações da CNI

Como conceder férias coletivasInventum reúne as mais recentes e inovadoras tecnologias em Pato Branco