SINDIMETAL SUDOESTE

Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e de Material Elétrico de Pato Branco

Envie para seus amigos

Verifique os campos abaixo!






Comunicar Erro

Verifique os campos abaixo!




Valorização do dólar é oportuna para a indústria que deseja iniciar operações de exportação, afirma especialista

Para Sarah Saldanha, gerente de serviços de internacionalização da CNI, a valorização cambial é relevante, mas não deve ser o único fator considerado pelos industriais que desejam exportar

clique para ampliarclique para ampliarExportações vêm movimentando ainda mais os terminais após a disparada do dólar (Foto: AEN)

Consumir está mais caro para aqueles que desejam ou precisam de produtos importados ou ainda querem viajar para o exterior. Devido à alta do dólar, os consumidores têm mudado hábitos e dado preferência para mercadorias nacionais. Na contrapartida, a indústria brasileira tem visto surgir um novo mercado: a exportação. “Existe uma oportunidade imediata gerada pela valorização cambial”, afirma Sarah Saldanha, gerente de serviços de internacionalização da Confederação Nacional da Indústria (CNI).

De acordo com a especialista, o cenário é favorável e os industriais devem encarar o momento de forma oportuna para iniciar suas operações de exportação, porém, o fator cambial não deve ser o único a ser considerado para que este novo investimento seja levado adiante de forma segura e lucrativa para a indústria.

“Recomendamos que as empresas façam sua tarefa de casa para assegurar que estejam iniciando uma internacionalização eficaz, não focando somente na questão cambial, mas gerando o compromisso da empresa com este novo investimento. A oscilação do dólar gera um ambiente de curtíssimo prazo. Se hoje há uma valorização favorável às exportações, as empresas exportam. Se amanhã não há mais, elas deixam de exportar”, avalia.

Este sistema de exportação adotado por algumas indústrias prejudica a visão que o comprador tem do mercado brasileiro. “Deve existir um compromisso com o mercado do nosso país, que perde quando as transações são interrompidas por uma desvalorização da moeda norte-americana”, explica Sarah.

Diante deste fato, a orientação é que os empresários pesquisem e conheçam bem seus possíveis novos parceiros comerciais para que o fator cambial sirva apenas como o impulso para um investimento duradouro e vantajoso. “O primeiro passo é identificar o mercado-alvo adequado para a atividade que a empresa desenvolve e quais são as condições de exportação para este local. O segundo passo é preparar o produto, pois existem hábitos de consumo e tendências naquele país parceiro que exigem que eu adapte meus produtos para aquela realidade. O terceiro passo é cuidar com a seleção deste parceiro e cliente”, aponta a gerente.

Programas de apoio

Para auxiliar as empresas interessadas a obter as informações necessárias para iniciar a exportação, existem projetos realizados pelo CIN e pelas federações das indústrias de cada estado, incluindo a Fiep. Equipes especializadas estão à disposição para prestar assistência e ajudar as indústrias a tomarem decisões baseadas em dados concretos de mercado.

Uma destas opções é o seminário “O Comércio Exterior e a Indústria”, realizado anualmente pela Fiep por meio do Centro Internacional de Negócios (CIN). O encontro já está na terceira edição e reúne empresários que investem no comércio exterior e também aqueles que têm interesse em iniciar este trabalho.

Com palestrantes renomados, o objetivo do evento é sanar as dúvidas dos participantes. As palestras já confirmadas para este ano são: Novos Acordos Comerciais; Perspectivas Econômicas para o Comércio Exterior em 2016; e Inovação na Economia.

O Seminário, marcado para o dia 29 de outubro no Campus da Indústria, em Curitiba, é gratuito, porém, as vagas são limitadas e os interessados devem fazer as inscrições neste site.

Gestão do envelhecimento pode tornar as indústrias mais produtivas e competitivasFiep entra com ações judiciais para tentar minimizar impactos do alto custo da energia elétrica