SINDIMETAL SUDOESTE

Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e de Material Elétrico de Pato Branco

Produção brasileira de aço bruto deve ter queda em 2015

Levantamento do Instituto Aço Brasil prevê ainda retração de 15,6% nas vendas de produtos siderúrgicos

clique para ampliarclique para ampliarQueda de 1,6% nas vendas de produtos siderúrgicos preocupa indústrias do setor (Foto: Freeimages)

A produção do aço bruto no Brasil deve ser 32,8 milhões de toneladas em 2015, o que representa uma queda de 3,4% em relação a 2014. O consumo aparente do produto no país será de 22,3 milhões de toneladas, com redução de 12,8%. Para se ter uma ideia, o número corresponde a um retorno ao patamar de 2007. As importações deverão atingir quatro milhões de toneladas, o que significa uma alta de 0,8%.

As estimativas são do Instituto Aço Brasil, que também prevê retração de 15,6% nas vendas internas de produtos siderúrgicos. A baixa produção dos setores automotivo, de construção civil e de máquinas e equipamentos, que respondem por quase 80% do consumo do aço no país, é a maior responsável pelos recuos registrados pelo Instituto.

Desemprego

A demissão de 11.188 funcionários e a suspensão de 1.397 mil contratos é um dos maiores impactos da crise no setor do aço. No ano passado, o segmento empregava 122.139 pessoas. A estimativa é que, no fim do ano, o setor feche com 15 mil postos de trabalho a menos - o que corresponde a 13% do contingente.

Setor de máquinas apresenta agenda legislativa do setor no PlanaltoNova legislação muda regras para pensão por morte para cônjuges e para recebimento do seguro-desemprego