SINDIMETAL SUDOESTE

Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e de Material Elétrico de Pato Branco

Envie para seus amigos

Verifique os campos abaixo!






Comunicar Erro

Verifique os campos abaixo!




Setores produtivos apresentam propostas para adaptação à NR-12

Anexos à norma estão sendo estudados e discutidos pelo segmento industrial

clique para ampliarclique para ampliarEntidades ligadas ao segmento industrial continuam discutindo a aplicação da NR-12, como aconteceu no Conselho Setorial da Indústria da Madeira da Fiep (Foto: Divulgação)

A adequação das indústrias à Norma Regulamentadora 12 (NR-12) - que dispõe sobre segurança de máquinas e equipamentos - continua sendo alvo de discussão dentro do setor industrial. Entidades ligadas ao segmento, como o caso da Fiep e da Confederação Nacional da Indústria (CNI), seguem com as tentativas junto ao governo federal para a mudança em algumas exigências da norma, além de requerem um tempo maior para as adaptações.

Diferentes setores produtivos também estão se articulando para propor anexos específicos para seus segmentos, com o objetivo de instituir linhas mais claras para as adaptações de equipamentos. Os industriais acreditam que, seria menos difícil cumprir a legislação e haveria mais segurança jurídica para fazer as adequações necessárias no maquinário. Além disto, ficam estabelecidos critérios mais claros para a escolha de equipamentos novos, que já devem seguir o que prevê a NR-12.

Entre as iniciativas dentro deste contexto estão as dos setores de madeira e borracha. Em reunião do Conselho Setorial da Indústria da Madeira da Fiep, realizada em janeiro deste ano, a Associação Brasileira da Indústria de Madeira Processada Mecanicamente (Abimci) informou que vai desenvolver e propor um anexo à NR-12 específico para o setor. O mesmo está sendo feito pela Associação Brasileira do Segmento de Reforma de Pneus (ABR), que vai se reunir com a CNI no fim de fevereiro para discutir uma solução específica para as indústrias de artefatos de borracha, reforma de pneus e afins, juntamente com outras entidades ligadas a esta cadeia produtiva. Alguns setores, como o de panificação e de produção de calçados, já tiveram sucesso e contam com instruções específicas dispostas em anexos, elaborados considerando as peculiaridades de cada área.

Paralelamente, sindicatos filiados à Fiep vêm firmando parcerias para oferecer aos associados o apoio de equipes técnicas para diagnósticos e consultorias sobre a adequação à NR-12 em suas indústrias. O Senai Paraná é uma das instituições que está atuando neste sentido.

Segundo o procurador jurídico da Fiep, Marco Antônio Guimarães, as entidades devem estar fortalecidas e manter o tema na pauta, principalmente após uma convocação para formação de comissão específica para estudar o assunto. "Foi criado um grupo interministerial composto pelos ministérios da Indústria e Comércio, do Trabalho e da Fazenda para que o assunto seja debatido. No entanto, não acontece a agilidade esperada, seja por estar em um novo mandato (governo) ou a morosidade da União. Temos uma expectativa boa, de que algo possa acontecer para que tenhamos alguma mudança", ressaltou.

Uma das mudanças que vêm sendo discutidas pelos industriais é o chamado corte temporal, para que a aplicação da norma seja exigida apenas para os maquinários fabricados depois de dezembro de 2010, data de publicação das mudanças trazidas pela NR-12. Caso esse item fosse alterado, as máquinas que já estavam em operação antes da entrada em vigor da normatização e que não possuem um histórico de acidentes ficariam fora do alvo da fiscalização. A mudança corrigiria ainda outro problema enfrentado pelas indústrias: a existência de equipamentos que não podem ser adaptados e não poderão ser vendidos.

Na opinião do engenheiro de segurança Julio Cesar Doneda - que atua no Sistema Fiep -, mesmo com a atuação das entidades, o Ministério do Trabalho tem se mostrado irredutível. "Além do corte temporal, precisaríamos de outras mudanças, como tratamento diferenciado para pequenas e médias empresas, além de uma mudança no status dos auditores, que em muitos casos notificam as empresas sem ter o conhecimento técnico necessário e que deveria ser exigido", disse.

Com informações da Agência Fiep

DEIXE SEU COMENT�RIO

Os seguintes erros foram encontrados:








    1. Os sites do Sistema Fiep incentivam a pr�tica do debate respons�vel. S�o abertos a todo tipo de opini�o. Mas n�o aceitam ofensas. Ser�o deletados coment�rios contendo insulto, difama��o ou manifesta��es de �dio e preconceito;
    2. S�o um espa�o para troca de ideias, e todo leitor deve se sentir � vontade para expressar a sua. N�o ser�o tolerados ataques pessoais, amea�as, exposi��o da privacidade alheia, persegui��es (cyber-bullying) e qualquer outro tipo de constrangimento;
    3. Incentivamos o leitor a tomar responsabilidade pelo teor de seus coment�rios e pelo impacto por ele causado; informa��es equivocadas devem ser corrigidas, e mal entendidos, desfeitos;
    4. Defendemos discuss�es transparentes, mas os sites do Sistema Fiep n�o se disp�em a servir de plataforma de propaganda ou proselitismo, de qualquer natureza.
    5. Dos leitores, n�o se cobra que concordem, mas que respeitem e admitam diverg�ncias, que acreditamos pr�prias de qualquer debate de ideias.
    Indústrias precisam estar preparadas para receber a fiscalização do trabalhoIndustriais devem entregar a RAIS até o dia 20 de março