SINDIMETAL SUDOESTE

Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e de Material Elétrico de Pato Branco

Envie para seus amigos

Verifique os campos abaixo!






Comunicar Erro

Verifique os campos abaixo!




Contribuição sindical é revertida em benefícios aos industriais

Recolhimento obrigatório é previsto na CLT e seu vencimento está programado para 31 de janeiro. Sindimetal Sudoeste ressalta a importância da contribuição para a manutenção e ampliação de serviços

clique para ampliarclique para ampliarSindicatos e Sistema Fiep podem tirar as dúvidas dos industriais sobre Contribuição Sindical (Foto: Reprodução)

Os recursos da Contribuição Sindical - cujo vencimento acontece no dia 31 de janeiro de 2015 - são revertidos em benefícios aos industriais, que não devem encarar o recolhimento como um custo, e sim como um investimento em seu próprio setor produtivo. O pagamento da contribuição deve ser feito por todas as indústrias, independentemente de serem associadas ou não ao sindicato de sua categoria econômica.

A campanha da Contribuição Sindical 2015, que está sendo veiculada em meios de comunicação e no site www.contribuicaosindical.org.br, foca exatamente na união entre o industrial e seu sindicato, ressaltando que a entidade é a representante do setor perante instituições e governos. Com a representatividade do sindicato, é possível reunir forças para enfrentar problemas que possam afetar o segmento e reivindicar melhorias para as indústrias.

Um exemplo disto aconteceu no fim de 2014, quando a Fiep se posicionou frente ao pacote de medidas do governo do estado e que foi aprovado pelos deputados estaduais, incluindo o aumento do IPVA. A federação e os sindicatos se mantiveram firmes na defesa do industrial.

Além da representatividade, a Contribuição Sindical permite a oferta de uma série de benefícios que facilitam o dia a dia da indústria, assim como de seus empregados. Entre os serviços que podem ser acessados estão informações pertinentes nas áreas jurídica e legislativa e apoio técnico em negociações coletivas, sendo este muito importante em função do impacto na folha de pagamento das empresas.

A campanha da Contribuição Sindical 2015 também revela casos de pequenos empresários que fazem uso dos recursos da federação e dos sindicatos para estimular o crescimento e a consolidação de suas indústrias, em diferentes setores produtivos. São histórias reconhecidas com premiações nacionais.

Quanto aos colaboradores, as indústrias podem oferecer como benefício o Cartão Sesi, que tem uma rede de atendimento de referência - principalmente na área odontológica - com uma contrapartida bastante acessível. Os industriais podem ainda participar ou inscrever os funcionários em cursos do Senai e programas do IEL.

As guias emitidas por meio do sindicato e da federação trazem um folder que destaca os benefícios que o Sistema Fiep e os sindicatos filiados oferecem aos industriais a partir dos recursos da Contribuição Sindical.

Além disto, a guia possui informações e tabela para o cálculo do recolhimento, com base no capital social da empresa. Ressalta-se que a mesma guia pode ser emitida no site www.contribuicaosindical.org.br.

Enquadramento sindical

As indústrias que estiverem com dúvidas sobre o sindicato para o qual devem preencher o formulário que está disponível no endereço: https://www.fiepr.org.br/formulario-para-enquadramento-sindical-6-591-223862.shtml. Em caso de dúvidas, podem entrar em contato através do e-mail arrecadacao.fiep@fiepr.org.br ou pelos telefones (41) 3271-9907 e (41) 3271-9895.

Confira a lista de benefícios do Sistema Fiep:

Fiep

- Assessoria em crédito e financiamento;

- Estudos econômicos;

- Assessoria sindical em negociações coletivas;

- Representação e defesa dos legítimos interesses do setor industrial perante os Poderes Legislativo e Executivo;

- Apoio e orientação à internacionalização;

- Transferência internacional de tecnologias;

- Expansão internacional de mercados;

- Elaboração de pedidos com embasamento econômico-jurídico para acionar e/ou modificar políticas públicas que ofereçam condições apropriadas para o desenvolvimento sustentável da indústria

Sesi

- O Sesi Paraná promove a qualidade de vida do trabalhador da indústria e de seus dependentes e estimula a gestão socialmente responsável da empresa, prestando serviços de qualidade e com alta capilaridade no estado.

Por meio de programas inovadores e equipes técnicas qualificadas, realiza ações nas áreas de educação e qualidade de vida, que valorizam o desenvolvimento sustentável e inclusivo da indústria e o fortalecimento dos sindicatos empresariais.

Senai

- O Senai Paraná possui o maior complexo de educação profissional, tecnologia industrial e inovação do estado, o que o torna referência no apoio ao desenvolvimento da indústria paranaense.

IEL

- O IEL promove programas voltados à gestão de talentos com foco em estágios e aperfeiçoamento empresarial por meio de educação extensiva. Entre os serviços ofertados estão desenvolvimento de programas de estágio e trainee; identificação e desenvolvimento de líderes; e programa de qualificação de fornecedores.

DEIXE SEU COMENT�RIO

Os seguintes erros foram encontrados:








    1. Os sites do Sistema Fiep incentivam a pr�tica do debate respons�vel. S�o abertos a todo tipo de opini�o. Mas n�o aceitam ofensas. Ser�o deletados coment�rios contendo insulto, difama��o ou manifesta��es de �dio e preconceito;
    2. S�o um espa�o para troca de ideias, e todo leitor deve se sentir � vontade para expressar a sua. N�o ser�o tolerados ataques pessoais, amea�as, exposi��o da privacidade alheia, persegui��es (cyber-bullying) e qualquer outro tipo de constrangimento;
    3. Incentivamos o leitor a tomar responsabilidade pelo teor de seus coment�rios e pelo impacto por ele causado; informa��es equivocadas devem ser corrigidas, e mal entendidos, desfeitos;
    4. Defendemos discuss�es transparentes, mas os sites do Sistema Fiep n�o se disp�em a servir de plataforma de propaganda ou proselitismo, de qualquer natureza.
    5. Dos leitores, n�o se cobra que concordem, mas que respeitem e admitam diverg�ncias, que acreditamos pr�prias de qualquer debate de ideias.
    Indústrias brasileiras encontram dificuldades para atender legislação ambiental, segundo especialistaDepressão está entre as doenças que mais causam afastamento de trabalhadores