SINDIMETAL SUDOESTE

Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e de Material Elétrico de Pato Branco

Envie para seus amigos

Verifique os campos abaixo!






Comunicar Erro

Verifique os campos abaixo!




Sindimetal Sudoeste oferece assessoria jurídica aos associados

Serviço engloba assistência em questões trabalhistas e em diversas outras que permeiam a rotina da indústria

clique para ampliarclique para ampliarHá dois anos, o Sindimetal Sudoeste vem oferecendo assessoria jurídica aos associados (Foto: Reprodução)

Dúvidas relacionadas às questões trabalhistas e empresariais estão presentes na rotina das indústrias, independente do setor. Diante disto, depois de notar que os associados enfrentavam problemas para lidar com algumas situações que envolvem os trabalhadores e a indústria de uma forma geral, o Sindimetal Sudoeste implantou o serviço de assessoria jurídica para os associados.

Francielle Fritzen Oening é analista de recursos humanos de uma das empresas associadas ao sindicato e, de acordo com ela, a indústria precisa estar bem amparada para resolver os empecilhos do dia a dia. "Devido à grande rotatividade de funcionários que as indústrias têm e às diversas questões trabalhistas que enfrentam, é preciso estar bem informado para saber qual o jeito certo de agir em cada uma das situações", comenta.

Para ajudar a Francielle e tantas outras empresas associadas, a assessoria jurídica oferecida pelo Sindimetal Sudoeste teve início há cerca de dois anos e está sob responsabilidade do advogado Francisco Carlos Souza Júnior. "Faço uma atividade consultiva e preventiva", explica.

Ele esclarece que o objetivo da ação é municiar os associados com a maior quantidade de informação e conhecimento do atual cenário da atividade e do setor industrial, evitando futuros problemas. "Um dos trabalhos, por exemplo, é analisar a legislação ambiental trabalhista que seja pertinente à classe. Repassamos aos empresários para que eles possam atuar preventiva e especificamente nas indústrias", salientou.

O trabalho desenvolvido também tem como foco os preceitos do compliance, termo importado pelo empresariado para atender a um amplo sentido. "Compliance significa tornar uma atividade dentro da lei. Ficar à margem da lei é arriscado e o empresário pode pagar um preço muito caro no futuro. Isso não quer dizer que concordaremos com todas as leis em vigor e que não iniciaremos uma disputa judicial se discordarmos, mas a nossa ideia é despertar essa atitude preventiva para se adequar à legalidade", explica.

Francielle, que tem utilizado este serviço há aproximadamente seis meses, não tem dúvida de que seu trabalho seria mais difícil sem o amparo do Sindimetal Sudoeste. "Sempre tive minhas dúvidas sanadas de forma rápida. O advogado é muito solícito e explica o que precisamos de forma bastante clara. Ele fala sobre as várias possibilidades que temos em cada situação que enfrentamos", completa.

Para ela, o serviço de assessoria jurídica pode ajudar outras empresas. "Acho importante que outras indústrias passem a usufruir desse benefício que o Sindimetal oferece, pois serve para o benefício de todo o setor", opina.

DEIXE SEU COMENT�RIO

Os seguintes erros foram encontrados:








    1. Os sites do Sistema Fiep incentivam a pr�tica do debate respons�vel. S�o abertos a todo tipo de opini�o. Mas n�o aceitam ofensas. Ser�o deletados coment�rios contendo insulto, difama��o ou manifesta��es de �dio e preconceito;
    2. S�o um espa�o para troca de ideias, e todo leitor deve se sentir � vontade para expressar a sua. N�o ser�o tolerados ataques pessoais, amea�as, exposi��o da privacidade alheia, persegui��es (cyber-bullying) e qualquer outro tipo de constrangimento;
    3. Incentivamos o leitor a tomar responsabilidade pelo teor de seus coment�rios e pelo impacto por ele causado; informa��es equivocadas devem ser corrigidas, e mal entendidos, desfeitos;
    4. Defendemos discuss�es transparentes, mas os sites do Sistema Fiep n�o se disp�em a servir de plataforma de propaganda ou proselitismo, de qualquer natureza.
    5. Dos leitores, n�o se cobra que concordem, mas que respeitem e admitam diverg�ncias, que acreditamos pr�prias de qualquer debate de ideias.
    Contribuição Sindical tem vencimento em 31 de janeiroIndústrias brasileiras encontram dificuldades para atender legislação ambiental, segundo especialista