SINDIMETAL SUDOESTE

Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e de Material Elétrico de Pato Branco

Quer ser um profissional melhor? Desenvolva suas características de liderança!

Disposição para aprender sempre, capacidade adaptativa e boa gestão da rotina estão entre as qualidades mais buscadas pelas empresas. Estes diferenciais ajudam a aumentar produtividade e desempenho

clique para ampliar>clique para ampliarQualquer profissional pode ser um bom líder. Basta querer aprender sempre (Foto: Reprodução)

Profissionais de todos os níveis podem tornar-se ainda melhores se buscarem desenvolver as características de um bom líder. Agora, para aqueles que já ocupam cargos de gestão, essa medida é imprescindível. Se você é gestor, acabou de ler as primeiras frases e pensou que não precisa continuar a leitura, um sinal de alerta. Uma das principais características de um líder é estar disposto a aprender sempre e a se reinventar a todo o momento, reavaliando suas qualidades e pontos fracos e buscando aprimorá-las.

O Boletim da Indústria entrevistou a coordenadora da Escola de Gestão da Indústria do Sistema Fiep, Fernanda Pereira Lopes, que fala sobre quais os principais componentes de um bom líder e como tornar-se um. Acompanhe:

Boletim da Indústria – Quais são as características de um líder? Como identificá-los na organização?

Fernanda Pereira Lopes - A liderança é algo que todas as empresas procuram nos seus profissionais e que tem que ser desenvolvido continuamente. Não é um status que você alcança e é definitivo. Um líder tem que sempre estar se reinventando. A liderança em si é um conjunto de fatores e não há receita única para tornar-se um bom líder. Podemos dizer que o líder é aquele que se adapta a mudanças e está disposto sempre a aprender. Geralmente é aquele que influencia as pessoas, consegue fazê-las trabalhar em prol de um resultado, de uma meta. É um conjunto de características que desenha um líder.

Ser líder não depende então apenas de características inatas da personalidade?

Não, é uma somatória. Há características que são naturais do indivíduo e uma parcela delas que se pode aprender. É lógico que, se a pessoa já tem algumas aptidões e desenvolve outras, essa liderança se potencializa. Há casos em que as pessoas não têm as características de liderança, mas podem desenvolver algumas delas e realizar uma excelente gestão, alcançando os resultados desejados pela empresa. As pessoas não têm conhecimento sobre quais são suas características, por isso não se consideram bons líderes. Daí a importância do autoconhecimento, de saber quais são as suas habilidades, seus potenciais e os pontos que precisam ser desenvolvidos.

Outros profissionais, que possuem cargos mais técnicos e não de liderança, também podem tirar proveito do desenvolvimento dessas características?

Qualquer pessoa que tenha funções de gestão, seja de um projeto ou de uma atividade, ou precise administrar pessoas, deve possuir características de liderança e se preocupar com isso. Para alcançar os resultados que as organizações exigem, ela precisa se desenvolver no sentido de ter um gerenciamento adequado de rotina, saber como trabalhar com as pessoas e estimular a equipe para realizar as entregas do seu trabalho de maneira adequada.

Como o profissional consegue conciliar as diversas atividades e se tornar produtivo? Qual a importância da gestão do tempo?

Um ponto relevante na liderança é saber fazer a correta gestão da sua rotina. É preciso analisar se você prioriza corretamente as suas atividades, se você delega ou é centralizador em excesso e, então, desenvolver essa estratégia para entregar seu trabalho no tempo e qualidade exigidos pela empresa. Se o profissional não consegue fazer a gestão da rotina, acaba sendo absorvido por ela, perdendo qualidade e não conseguindo nem se desconectar da forma como deveria.

Como desenvolver essas características? Como a Escola de Gestão pode ajudar as indústrias?

A Escola de Gestão promove cursos e capacitações em diversos temas relacionados ao desenvolvimento de novos líderes e à liderança em geral. Um deles, sobre Liderança, começará agora em julho. A Escola de Gestão também tem o desafio de oferecer programas de desenvolvimento de líderes customizados para cada indústria, voltados para as necessidades de cada uma.

SERVIÇO:

Escola de Gestão

www.escoladegestaodaindustria.com.br

escoladegestao@sistemafiep.org.br

Indústrias devem fazer o laudo técnico após um acidente de trabalhoPrêmio Finep de Inovação está com inscrições abertas