SINDIMETAL SUDOESTE

Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e de Material Elétrico de Pato Branco

Envie para seus amigos

Verifique os campos abaixo!






Comunicar Erro

Verifique os campos abaixo!




Proposta da CNI busca solução para polêmicas da NR-12

O objetivo da entidade é o de diminuir o impacto da revisão que está sendo realizada na norma e que tem gerado inúmeras polêmicas.

A CNI - Confederação Nacional das Indústrias apresentou no início de fevereiro proposta de alteração da Norma Regulamentadora 12, a NR-12, que determina as regras de segurança nas máquinas e fábricas. O objetivo da entidade é o de diminuir o impacto da revisão que está sendo realizada na norma e que tem gerado inúmeras polêmicas.

Para se ter uma ideia do tamanho do imbróglio, a nova redação da NR-12 aumenta de 40 para 340 o número de exigências. A CNI calcula que a realização de todas essas mudanças exigiriam desembolso de R$ 100 bilhões. Assim a entidade reivindica que a nova redação traga textos distintos para as obrigações de usuários e de fabricantes de máquinas um corte temporal para as máquinas usadas e a prorrogação e revisão dos prazos para adequação à norma.

"Uma norma deve dizer o que deve ser evitado, mas a forma como o fabricante irá fazê-lo depende de cada um. As determinações fazem um trabalho que é papel do projetista que responderá por erros em caso de defeito", avalia Lourenço Righetti consultor de tecnologia da Abimaq e um dos representantes da CNI na Comissão Nacional Tripartite Temática (CNTT) que está revendo a NR-12.

Aida Becker auditora fiscal do trabalho e coordenadora da comissão confirma o recebimento da proposta da CNI, mas observa que a mesma ainda será analisada. A nova reunião da CNTT deve ocorrer em março. Para a auditora o aumento do número de regras se deve ao pedido de tornar a norma mais clara com menor margem de interpretação. “A gente traça linhas gerais para o projetista, mas os aspectos da segurança - que já estão previstos em normas da OIT [Organização Internacional do Trabalho] - são muitas vezes negligenciados”, diz Becker.

Segundo a Fiesp, “a nova redação da NR-12 tornou-se extremamente técnica e exageradamente minuciosa. Sua complexidade exige o domínio de várias áreas da engenharia e vem gerando para as empresas e para os auditores fiscais - que não são necessariamente engenheiros - o entendimento equivocado da caracterização de "grave e iminente risco" e por via de consequência a interdição de máquinas mesmo quando a medida de proteção prevista na norma ainda tem prazo para sua implantação”.

Responsável pela revisão da norma a CNTT reúne representantes do governo trabalhadores e empregadores desde junho de 2011um ano após a NR-12 ter sido publicada. A comissão foi criada por portaria de 2003 que prevê a criação de comissões para discutir normas de segurança do trabalho.

Entre os pedidos considerados abusivos da norma Righetti considera inviável a colocação de controles eletrônicos em máquinas antigas e que não estão preparadas para recebê-los (mas que poderiam cumprir os requisitos de segurança com uma solução mecânica). A substituição das máquinas obsoletas (e a proibição de comercializá-las) também é vista como um problema devido ao alto custo de seu descarte.

Para Aida Beckeras exigências tecnológicas feitas estão no mercado desde a década de 80mas não foram incorporadas pelos fabricantes. “As máquinas não estavam acompanhando o avanço da técnica e vinham obsoletas algumas vezes para baratear o custo e isso refletia em muitos acidentes principalmente na área metal mecânica e metalúrgica”. 

Fonte: Usinagem Brasil 

 

 

DEIXE SEU COMENT�RIO

Os seguintes erros foram encontrados:








    1. Os sites do Sistema Fiep incentivam a pr�tica do debate respons�vel. S�o abertos a todo tipo de opini�o. Mas n�o aceitam ofensas. Ser�o deletados coment�rios contendo insulto, difama��o ou manifesta��es de �dio e preconceito;
    2. S�o um espa�o para troca de ideias, e todo leitor deve se sentir � vontade para expressar a sua. N�o ser�o tolerados ataques pessoais, amea�as, exposi��o da privacidade alheia, persegui��es (cyber-bullying) e qualquer outro tipo de constrangimento;
    3. Incentivamos o leitor a tomar responsabilidade pelo teor de seus coment�rios e pelo impacto por ele causado; informa��es equivocadas devem ser corrigidas, e mal entendidos, desfeitos;
    4. Defendemos discuss�es transparentes, mas os sites do Sistema Fiep n�o se disp�em a servir de plataforma de propaganda ou proselitismo, de qualquer natureza.
    5. Dos leitores, n�o se cobra que concordem, mas que respeitem e admitam diverg�ncias, que acreditamos pr�prias de qualquer debate de ideias.
    Banco do Empreendedor está ativo em Pato Branco há dois anosPrograma eSocial poderá ter seu prazo de implantação prorrogado