SINDIMETAL SUDOESTE

Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e de Material Elétrico de Pato Branco

Contribuição sindical empresarial deve ser paga até 31 de janeiro de 2014

O investimento é importante aliado para o crescimento do setor industrial paranaense

Trabalhar lado a lado ao sindicato que representa a sua categoria econômica ou profissional é uma das maneiras mais eficazes de garantir crescimento e qualidade para a sua empresa, bem como para o setor a que pertence.
Isso é garantido através das inúmeras ações desenvolvidas pelas entidades visando suprir as necessidades de cada empresário. As indústrias associadas recebem todo o suporte que precisam para realizar o seu trabalho da melhor forma, conquistando resultados positivos para sua indústria.
Existem alguns benefícios que o sistema Fiep (Federação das Indústrias do Paraná) disponibiliza junto aos sindicatos filiados para os industriais associados. Entre eles estão os cursos técnicos desenvolvidos pelo Senai (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial), realizados em prol do industrial  pela necessidade incisiva de mão de obra qualificada.
“O industrial também pode desfrutar do benefício do cartão Sesi, que nada mais é do que um convênio odontológico que é administrado pelo sistema Fiep, através do Sesi. Importante ressaltar que o industrial associado estende a seus colaboradores o benefício com preços acessíveis. Dessa forma, o colaborador de sua indústria contará com assistência de excelência e qualidade”, explica Débora Negrello, coordenadora do Departamento de Arrecadação Sindical da Fiep.
Além dos produtos e serviços de apoio, o empresariado ainda conta com a entidade para representá-lo e defendê-lo em convenções coletivas de trabalho, bem como junto a autoridades administrativas e judiciárias.
Por estes e tantos outros benefícios proporcionados é que a contribuição sindical empresarial se torna tão importante. Já que ela é um investimento que o industrial faz para fomentar o desenvolvimento da própria empresa.
O recolhimento da referida Contribuição “é uma forma de o empresário contribuir para que o Sindicato e a Federação defendam os interesses do industrial”, completa a coordenadora.
A contribuição é prevista pela CLT (Consolidação das Leis de Trabalho) e deve ser recolhida anualmente em prol do sindicato que representa a sua categoria econômica.
Sua fundamentação legal está prevista no artigo 579 da Legislação acima mencionada.
"A contribuição sindical é devida por todos aqueles que participarem de uma determinada categoria econômica ou profissional, ou de uma profissão liberal, em favor do sindicato representativo da mesma categoria ou profissão, ou inexistindo este, na conformidade do disposto no art. 591."
O prazo para que os empresários façam a contribuição é 31 de janeiro e para aqueles que atrasarem o pagamento há penalidade. No primeiro mês, se incide 10% a título de multa.
O empresário que ainda tem dúvida sobre a contribuição pode acessar o site www.contribuicaosindical.org.br. Todas as informações necessárias estão na página. O que é a contribuição sindical, valores que devem ser pagos e a emissão da guia de contribuição, esses e mais alguns dados estão disponíveis.
Além disso, o empresário ainda pode entrar em contato com a o departamento de arrecadação sindical através do e-mail debora.negrello@fiepr.org.br ou com o sindicato que representa a sua categoria econômica.

Palavra do PresidenteJantar de fim de ano do Sindimetal é realizado durante feira de tecnologia de Pato Branco