SINDIMETAL SUDOESTE

Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e de Material Elétrico de Pato Branco

Inventum aproxima tecnologia da comunidade

A Inventum 2013, feira de ciência e inovação de Pato Branco, reuniu mais de 32 mil pessoas no Parque de Exposições. Evento foi idealizado pela prefeitura, pelo Sindimetal Sudoeste e outras entidades e reuniu 48 expositores

clique para ampliar>clique para ampliarSolenidade de abertura da Inventum 2013: evento reuniu cerca de 32 mil pessoas (Foto: inventum)

Abastecer o carro, se hospedar num hotel, pedir comida no fast food, pagar uma conta. Parece que não, mas a tecnologia está presente em muitas ações corriqueiras no dia a dia do cidadão. Algumas das tecnologias descritas nesses exemplos foram apresentadas ao público durante a 1ª Feira de Ciência, Tecnologia e Inovação (Inventum 2013), realizada no início de novembro em Pato Branco. O evento atraiu cerca de 32 mil pessoas no pavilhão do Parque de Exposições.

A Inventum aproximou do público boa parte da ciência, tecnologia e inovação desenvolvidas pelo setor industrial de Pato Branco. "A tecnologia transforma a vida das pessoas, mas para isso precisamos conhecer o que é produzido aqui. Por isso, queremos divulgar o nosso potencial e as nossas empresas, incentivando a pesquisa e a extensão na área", disse o secretario de Ciência e Tecnologia de Pato Branco, Aldair Rizzi.

"Temos um projeto de futuro para Pato Branco, pensando sobretudo nas pessoas. Estamos preparando a cidade para o crescimento, para dar qualidade de vida e para desenvolver empresas e gerar empregos. Esse planejamento deve estar amparado no conhecimento, por isso investimos em empreendedorismo e inovação", salientou o prefeito de Pato Branco, Augustinho Zucchi.

"Pato Branco demonstra, com essa e outras ações que tem feito, que está entre as cidades do Paraná e do sul do País que mais se preocupam com a área da tecnologia. Ao envolver empresas e as instituições de ensino nessa feira setorial mostra o diferencial que precisamos no Brasil. Pato Branco está de parabéns e hoje é a Capital da Ciência, da Inovação e da Tecnologia no Estado", ressaltou o secretário estadual de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, João Carlos Gomes.

A Inventum 2013, idealizada pela Prefeitura de Pato Branco, Metalúrgicas, Mecânicas e de Material Elétrico de Pato Branco (Sindimetal Sudoeste) e outras entidades, reuniu 48 expositores. “Este ambiente estimula empresários a buscar profissionais no mercado ou ideias que sejam adaptadas no nosso setor”, enfatizou o presidente do Sindimetal Sudoeste, Evandro Néri.

A feira contou com palestras, eventos na área do conhecimento, fomento e até rodadas de negócios. Durante o encontro, a Prefeitura de Pato Branco firmou um termo de cooperação do a Fundação Parque Tecnológico de Itaipu. O convênio prevê a cooperação técnico-científica entre os órgãos para o desenvolvimento e execução de ações, programas e projetos em assuntos educacionais, científicos e tecnológicos.

“Pato Branco tem na área da educação um dos componentes mais importantes. Esse processo de desenvolvimento tecnológico ligado à educação é a saída que temos para agregar mais valor aos produtos, atrair investimentos e garantir a permanência de nossos filhos neste território", ressaltou o diretor superintendente da Fundação Parque Tecnológico de Itaipu, Juan Carlos Sotuyo.

Inventum: vitrine tecnológica de Pato BrancoG19 se reúne pela primeira vez com Ministério Público