SINDIMATE

Sindicato da Indústria do Mate do Estado do Paraná

Envie para seus amigos

Verifique os campos abaixo!






Comunicar Erro

Verifique os campos abaixo!




Região sul do Paraná busca certificação de qualidade para erva-mate

Material para a solicitação do selo já está sendo produzido pelo Sindimate, em parceria com outras entidades, industriais e produtores

clique para ampliarclique para ampliarRegião sul do estado busca selo de qualidade da erva-mate produzida (Foto: Reprodução)

São Mateus do Sul é referência quando o assunto é produção de erva-mate. Devido a isto, um projeto está em andamento com o objetivo de conquistar para o município um selo de qualidade por seus tradicionais produtos. A iniciativa tem o apoio do Sindimate e da Emater (Instituto Paranaense de Assistência Técnica e Extensão Rural), além de industriais e produtores da região sul do Paraná.

O processo teve início no ano passado, quando uma associação foi formada para conduzir o trabalho de articulação. O primeiro passo foi solicitar o registro de Identificação Geográfica (IG) ao Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI), que fará uma análise para identificar os aspectos que fazem o produto da região ter um diferencial. Com isto, os industriais, produtores e representantes de entidades esperam maior reconhecimento do mercado.

Para debater sobre o assunto, um encontro foi realizado no dia 11 de fevereiro. O professor e doutor em Engenharia Agrícola Agenor Maccari explicou aos participantes o passo a passo do processo até obter o certificado. De acordo com as informações e dados apresentados na reunião, é necessário apresentar a contribuição histórica do cultivo de erva-mate para a região. Além disso, é preciso comprovar o que afeta a qualidade do produto e fazer um mapeamento das regiões beneficiadas com a produção da erva-mate, o que neste caso pode ir além de São Mateus do Sul.

Uma parte deste processo já foi realizada. Os envolvidos contam agora com a colaboração dos associados para a conclusão do material. O objetivo é finalizar a documentação até o mês de outubro deste ano. Segundo Maccari, quanto melhor e mais completa estiver a documentação entregue ao INPI, menor será o risco de erro e mais rápida deverá ser a aprovação do selo.

Após a finalização, serão discutidas medidas de fiscalização e garantia do padrão de qualidade da erva-mate. Desta forma, será possível manter a qualidade dos produtos que será garantida pelo selo.

Identificação Geográfica

Podem solicitar o registro de IG, os produtos e serviços que sejam característicos em determinada região e sejam destaque no mercado devido à sua qualidade, que deve ser obtida através de recursos naturais, como solo, vegetação, clima e também do próprio modo de produzir.

Com informações do Jornal Aconteceu

Definida nova diretoria do Sindimate para o próximo mandatoProjeto "Diálogos" debate assuntos relevantes à indústria