SINDIMATE

Sindicato da Indústria do Mate do Estado do Paraná

Envie para seus amigos

Verifique os campos abaixo!






Comunicar Erro

Verifique os campos abaixo!




Software auxilia produtores de erva-mate a fazer planejamento econômico

Sistema pode ser baixado gratuitamente e ajudará na análise econômico-financeira e no controle de fluxo de caixa da produção

clique para ampliarCom o software, o produtor terá mais parâmetros e agilidade para avaliar critérios relacionados ao negócio. (Foto: Embrapa Florestas/Rodolfo Buhrer)

O software Planin_Matte, lançado pela Embrapa Florestas em dezembro, irá possibilitar a análise econômica dos plantios de erva-mate considerando os diversos segmentos de custos operacionais de implantação, manutenção, manejo e colheita do erval.

O sistema é voltado ao produtor, controlando fluxos de caixa e realizando avaliações segundo os critérios de análise econômico-financeira mais utilizados no agronegócio. "Com este sistema, pretendemos auxiliar o produtor de erva-mate na tomada de decisão para atividades de manejo e planejamento de seus plantios", explica Joel Penteado Júnior, analista da Embrapa Florestas e um dos responsáveis pelo desenvolvimento do sistema.

O Planin_Matte deriva do software Planin, amplamente usado pelo setor de florestas plantadas para análise econômica. Segundo Edilson Batista de Oliveira, pesquisador da Embrapa Florestas responsável pelo desenvolvimento do software, o sistema foi ajustado para atender às peculiaridades da cultura da erva-mate. O usuário fornece dados de custos e produção, e o sistema calcula os parâmetros de análise econômica mais utilizados para a avaliação da produção ervateira em diferentes períodos de colheita.

O fluxo de caixa é outra ferramenta do sistema e permite que o usuário acompanhe seus custos, emitindo relatórios dos gastos anuais. Para isso, são considerados parâmetros como: quantidade dos direcionadores de custo, gastos envolvidos em cada componente da estrutura de custos divididos em grandes grupos como serviços e insumos, por exemplo.

Por meio do software é possível saber a taxa mínima de atratividade (TMA) da produção, ou seja, o percentual mínimo que a cultura deverá retornar financeiramente para que valha a pena. O sistema traz outros parâmetros econômicos importantes como o valor presente líquido (VPL) e a taxa interna de retorno (TIR). O VPL apresenta em valores atuais a somatória de resultados obtidos pela atividade. VPL negativo indica inviabilidade do negócio. A TIR é a taxa de juros que torna o VPL igual a zero, indicando ao produtor que ele precisa de um retorno maior do que a TIR para que o investimento se torne viável.

Outro item trabalhado pelo Planin_Matte é a análise de sensibilidade da rentabilidade a diferentes taxas de atratividade. "Isso faz com que o produtor saiba se, naquele regime de manejo, o cultivo da erva-mate está sendo mais rentável do que outros tipos de aplicação, como uma poupança, por exemplo", explica Edilson. Com a ferramenta, o produtor faz simulações a partir de dados do fluxo de caixa e analisa mudanças de cenários, possibilitando a verificação do que aconteceria se os valores fossem mudados.

A ferramenta é gratuita e pode ser baixada do site da Embrapa Florestas.

Com informações da assessoria de imprensa da Embrapa Florestas

Audiência pública discute criação da Política Nacional da Erva-MateDesoneração da cadeia produtiva da erva-mate é aprovada na Comissão de Finanças da Câmara