SINDIMATE

Sindicato da Indústria do Mate do Estado do Paraná

Envie para seus amigos

Verifique os campos abaixo!






Comunicar Erro

Verifique os campos abaixo!




Pesquisadores clonam mudas de erva-mate para aprimorar cultivo

Testes começaram a ser feitos e devem durar cerca de oito anos; experimento é realizado no RS, SC, PR e MS

clique para ampliarPlantas seriam avaliadas quanto à resistência, desenvolvimentos e características químicas. (Foto: Reprodução)

Pesquisadores da Embrapa clonaram mudas da erva-mate para analisar as propriedades da planta e aprimorar o cultivo. O processo de clonagem é uma técnica que produz uma nova planta sem o uso de semente, conforme explica o pesquisador Ivair Wendling, em entrevista à RBS TV.

"Eu tenho uma planta matriz que tem algumas características de interesse, como produtividade, sabor mais suave ou mais amargo, a resistência a doenças, uma composição química definida, componente químico como cafeína. Eu replico essa planta, faço cópias fiéis dela e, assim, concluímos a clonagem", explica.

Segundo o pesquisador, com a nova técnica é possível definir quais são as plantas mais indicadas para cada região e qual o componente químico específico que se quer extrair do erval.

Ao todo, serão usadas 1.680 mudas clonadas. Primeiro, os pesquisadores vão observar o crescimento, a qualidade e a potencialidade em todos os locais plantados. Esse teste é essencial, segundo eles, para a fase seguinte, que é a escolha das árvores que serão duplicadas. A Embrapa estima que leve cerca de oito anos para que os resultados desse experimento sejam significativos e confiáveis.

Com informações da RBS

Descumprimento da NR-23 coloca em risco o negócio como um todoComissão aprova projeto de lei da Política Nacional da Erva-Mate