SINDIMATE

Sindicato da Indústria do Mate do Estado do Paraná

Envie para seus amigos

Verifique os campos abaixo!






Comunicar Erro

Verifique os campos abaixo!




Industriais defendem acordos comerciais com EUA e União Europeia, diz CNI

Empresas desejam que os produtos brasileiros ganhem espaço e menores taxas para chegar aos mercados com mais facilidade

clique para ampliarPelo menos 23,8% dos industriais ouvidos no estudo deseja um acordo comercial com os Estados Unidos. (Foto: Reprodução)

Os industriais brasileiros desejam um maior número de acordos comerciais com os Estados Unidos e a União Europeia, considerados os parceiros mais atrativos para as empresas que atuam com exportações. A meta ficou clara na pesquisa Desafios à Competitividade das Exportações Brasileiras, realizada pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), em parceria com a Escola de Administração de Empresas de São Paulo, da Fundação Getulio Vargas (FGV). O estudo ouviu 847 empresas de pequeno, médio e grande portes das cinco regiões do país.

Ao responder a questão sobre os destinos mais almejados para os produtos brasileiros via acordos comerciais, 23,9% das empresas mencionaram os Estados Unidos, 6,8% a China, 3,7% o México e 3% a Argentina. No caso de blocos econômicos, 16,1% citaram a União Europeia, 3,9% o Mercosul e 2,8% o Nafta (Acordo Norte-Americano de Livre Comércio, abrangendo os EUA, México e Canadá).

O interesse no Mercosul decaiu, provavelmente em função da crise institucional vivida pelo bloco, que está sem comando desde o fim de julho, quando o Uruguai deixou a presidência pro tempore. Pelo rodízio entre os países, a Venezuela deveria assumir, mas Brasil, Argentina e Paraguai se opõem, alegando que o país presidido por Nicolás Maduro não cumpre certos requisitos e normas internas, além do protocolo de direitos humanos.

Recentemente, o Mercosul e a União Europeia retomaram as tratativas para um acordo de livre comércio. Os dois blocos econômicos trocaram ofertas, em maio, com as listas de produtos que estão dispostos a desonerar. Mas, especialistas acreditam que um acordo desta magnitude é bastante difícil e não deve sair tão rapidamente.

Custo Brasil

A pesquisa também apontou os principais pontos considerados críticos e que dificultam a competitividade das exportações brasileiras. O custo do transporte, as tarifas cobradas por portos e aeroportos e a baixa eficiência governamental no apoio à superação de barreiras às exportações foram considerados os problemas mais graves.

Com informações da Agência Brasil

Linha de financiamento se torna opção para indústria que precisa de capital de giroCadeia produtiva da erva-mate quer abrir novos mercados no Brasil e ampliar venda ao exterior