SINDIMATE

Sindicato da Indústria do Mate do Estado do Paraná

Envie para seus amigos

Verifique os campos abaixo!






Comunicar Erro

Verifique os campos abaixo!




Câmara setorial da erva-mate debate rastreabilidade de Cádmio e Chumbo na produção

Reunião ocorreu no início de agosto e contou com a discussão sobre os contaminantes

clique para ampliarAbsoluta maioria das amostras tem níveis baixos dos metais, abaixo do permitido pela legislação. (Foto: Reprodução)

A Câmara Setorial da Cadeia Produtiva da Erva-Mate debateu, durante a reunião realizada no início de agosto, a rastreabilidade de Cádmio e Chumbo na produção. Segundo apresentado durante a reunião, é preciso identificar se os níveis definidos para os componentes pela legislação são compatíveis com os níveis naturais presentes nas plantas ou se há possíveis fontes de elevação desses metais. Neste caso, seria necessário rastrear essas fontes e adotar estratégias para promover a segurança alimentar.

Na reunião, os fabricantes discutiram os resultados de análises realizadas em 360 amostras do produto provenientes do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Os resultados preliminares apontaram que 80% das amostras estão em conformidade com a legislação no que diz respeito ao teor de Cádmio, índice que é de 88,58% considerando somente o Paraná.

Já quanto à presença de Chumbo, verificou-se que 91,02% das amostras está de acordo com a legislação. Nesse quesito, no entanto, o Paraná teve o pior desempenho, apresentando índice de 82,85%.

As informações serão agora analisadas em profundidade para identificar e corrigir os motivos das não-conformidades.

Cadeia produtiva da erva-mate quer abrir novos mercados no Brasil e ampliar venda ao exteriorIbramate promove mateada na Olimpíadas do Rio de Janeiro