SINDIMATE

Sindicato da Indústria do Mate do Estado do Paraná

Envie para seus amigos

Verifique os campos abaixo!






Comunicar Erro

Verifique os campos abaixo!




Cadeia produtiva da erva-mate quer abrir novos mercados no Brasil e ampliar venda ao exterior

Debate fez parte das discussões da Câmara Setorial da Erva-Mate no Ministério da Agricultura

clique para ampliarSindicatos desejam divulgar formas de consumo da erva-mate em vários locais do Brasil. (Foto: Divulgação)

Conhecida pelo uso no chimarrão ou tereré, a erva-mate tem ganhado espaço no mercado sul-americano. Mas, no Brasil, apenas os estados do Rio Grande do Sul, Paraná, Santa Catarina e Mato Grosso do Sul cultivam o produto. No total, são colhidas por ano 600 mil toneladas de erva, em uma área plantada de 77 mil hectares.

Em 2015, de acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a exportação brasileira da erva gerou um faturamento de US$ 101 milhões, sendo US$ 87 milhões relativos somente às vendas ao Uruguai.

Durante reunião realizada em Brasília no início de agosto, os representantes da Câmara Setorial da Cadeia Produtiva da Erva-Mate discutiram medidas para aumentar o consumo em outras regiões do país, pois grande parte da demanda interna provém da região Sul.

"Mesmo com a área de produção relativamente pequena, o mercado enfrenta excesso de matéria-prima em algumas regiões. O fato da erva ser conhecida pelo chimarrão ou tereré dificulta a expansão do mercado. Nossos objetivos são incentivar o consumo e fechar novos acordos comerciais", afirmou o presidente da Câmara Setorial, Leandro Beninho Gheno.

Industriais defendem acordos comerciais com EUA e União Europeia, diz CNICâmara setorial da erva-mate debate rastreabilidade de Cádmio e Chumbo na produção