SINDIMATE

Sindicato da Indústria do Mate do Estado do Paraná

Brasil é destaque no cultivo de erva-mate e atualmente produz cerca de 860 mil toneladas

Devido à importância do plantio para o país, principalmente para a região sul - que é a maior produtora -, um encontro será realizado no mês de setembro em Curitiba para debater a modernização e diversificação do uso da erva-mate

Atualmente, só no Brasil, a erva-mate é cultivada por mais de 180 produtores rurais e tem sido fundamental para a economia de diversos municípios do sul do país. Com uma nova oportunidade de investimento, devido ao mercado internacional que tem mostrado mais interesse no produto, o setor apresenta sinais de crescimento.

Devido à essa importância do cultivo, um encontro será realizado para que os produtores possam debater novas formas de inovar e impulsionar o crescimento do mercado. O seminário "Erva-mate XXI: modernização no cultivo e diversificação do uso da erva-mate" será realizado no mês de setembro, entre os dias 27 e 29, em Curitiba.

Além de palestrantes brasileiros, argentinos e uruguaios ministrarão discussões importantes durante o encontro. Os países vizinhos também são referência no plantio da erva-mate, sendo que o Brasil produz cerca de 860 mil toneladas, a Argentina 690 mil toneladas e o Paraguai 85 mil toneladas. Do número brasileiro, 80% é destinado ao mercado interno, sendo 96% para o consumo de chimarrão e 4% na forma de chás e outros usos.

Entre os temas debatidos no seminário, estão: Manejo de erva-mate para altos rendimentos; Sistema de produção da erva-mate na Argentina; Sistema de produção da erva-mate no Brasil; Perspectivas para o melhoramento genético de erva-mate; Mecanização da cultura de erva-mate; Composição química da erva-mate e saúde; Mercado Internacional da erva-mate; entre outros.

O evento é organizado pela Embrapa Florestas e tem o apoio do Ibramate, Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI), Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Instituto Nacional de la Yerba Mate (Argentina), Emater/Ascar´RS e Emater/PR.

Mais informações, entrar em contato pelo e-mail florestas.eventos@embrapa.br.

Níveis de cádmio e chumbo são rastreados em ervateiras do ParanáManutenção do nível de emprego deve unir setor produtivo, governo e trabalhadores na discussão do piso salarial regional