SINDIMATE

Sindicato da Indústria do Mate do Estado do Paraná

Níveis de cádmio e chumbo são rastreados em ervateiras do Paraná

Sindimate se coloca à disposição dos associados para responder dúvidas sobre o assunto

Por meio de uma parceria, o Sindimate e a Universidade Regional Integrada do Alto do Uruguai e das Missões - Campus de Erechim estão desenvolvendo um projeto que visa fazer o rastreamento dos níveis de cádmio e chumbo na erva-mate. Por meio deste programa, serão coletadas 20 amostras de solos nativos e cultivados e em folhas de erva-mate in natura.

No Paraná, o trabalho será realizado em 19 cidades. Por isso, o sindicato pede a colaboração dos industriais para que indiquem um local para a coleta deste material. Além disto, a entidade se coloca à disposição para auxiliar e responder qualquer dúvida.

O rastreamento será feito devido aos altos níveis de cádmio e chumbo encontrados, no ano de 2014, em amostras de erva-mate que saíram do sul do Brasil. Preocupadas com a situação, entidades se reuniram para identificar os fatores associados ao problema.

Contribuição Sindical Empresarial se torna investimento para a própria indústriaBrasil é destaque no cultivo de erva-mate e atualmente produz cerca de 860 mil toneladas