SINDIMATE

Sindicato da Indústria do Mate do Estado do Paraná

Envie para seus amigos

Verifique os campos abaixo!






Comunicar Erro

Verifique os campos abaixo!




Contribuição Sindical Empresarial se torna investimento para a própria indústria

Recolhimento gera uma série de benefícios e resultados para o setor industrial, como mostra campanha da Fiep; pagamento deve acontecer até 31 de janeiro

clique para ampliarclique para ampliarCampanha da Fiep mostra as razões para recolher a Contribuição Sindical e como os recursos retornam para o setor industrial (Foto: Reprodução)

Os recursos obtidos com a Contribuição Sindical Empresarial - cujo recolhimento deve acontecer até 31 de janeiro - são transformados em serviços e benefícios às indústrias paranaenses, gerando resultados importantes para todo o setor produtivo. A contribuição sustenta um sistema de representação local e nacional para a defesa dos interesses da indústria, além de fornecer suporte para inovação, capacitações, apoio para internacionalização e acesso a linhas de crédito, entre outros.

A Fiep está com uma campanha especial para indicar aos industriais os resultados gerados por meio da Contribuição Sindical. O trabalho contará com uma série de ações ao longo do ano, apresentando as iniciativas geradas a partir da Contribuição Sindical Empresarial. “Criamos ainda um selo que vai mostrar as ações da Fiep que contam com recursos da contribuição. Vamos expor aos industriais os resultados gerados a partir deste recolhimento. Nosso objetivo é conscientizar sobre o destino dos recursos e como eles retornam às indústrias”, afirma Cida Lopes, gerente de Relações Sindicais da Fiep.

O superintendente da Fiep, Reinaldo Tockus, enfatiza a importância de encarar a Contribuição Sindical como um investimento por parte do industrial. “Os benefícios advindos da Contribuição Sindical superam em muito os seus custos, pois as empresas acessam inúmeros produtos, serviços e oportunidades de mercado, sejam para consolidar suas atividades ou amplia-las, tanto no mercado interno quanto no cobiçado mercado internacional. A Fiep - através de suas diversas áreas de atuação, juntamente com a cooperação do SESI, do Senai e do IEL - vem aumentando  a competitividade de nossas indústrias, reposicionando o Paraná no ranking nacional, no qual já passamos a ocupar a quarta posição, superando o Rio Grande do Sul em 2015”, comenta.

Resultados

A partir da Contribuição Sindical foram realizadas capacitações empresariais em todas as regiões do Paraná e que atenderam quatro mil pessoas somente em 2015. As indústrias filiadas aos sindicatos têm apoio para expansão e abertura de novos mercados por meio do Centro Internacional de Negócios (CIN-PR), que em 2015 proporcionou novas oportunidades de negócios e parcerias comerciais em torno de US$ 10 milhões. Além disto, foram emitidos 41 mil certificados de origem, documento que possibilita vantagens comerciais.

Os recursos da Contribuição Sindical também são aplicados em suporte para inovação. A Fiep facilita o acesso a projetos e linhas de créditos voltados para a inovação tecnológica. Um exemplo disto é o edital Tecnova. Diversas empresas foram atendidas pelo programa, que cria condições financeiras favoráveis para aumentar a inovação tecnológica, gerando crescimento rápido de empresas de micro e pequeno porte.

As linhas de crédito são importantes para as indústrias e, por meio do trabalho da Fiep, existe um acesso facilitado a estes recursos para fomentar o crescimento e ampliar a competitividade. Em 2015, foram 2.326 atendimentos e 70 estudos específicos aos sindicatos e 40 planejamentos estratégicos. Ao longo do ano, foram realizados mais de 20 seminários de crédito.

Outros trabalhos desenvolvidos na Fiep a partir de recursos da Contribuição Sindical são as ações legislativas e governamentais, por meio da defesa dos interesses do setor industrial paranaense. A federação faz o monitoramento de projetos de lei que tenham impacto sobre o segmento produtivo, identificando quais são as propostas que interessam à indústria e formulando alternativas convergentes com a agenda do setor. Em 2015 foram realizadas diferentes iniciativas para defesa dos interesses dos industriais, em especial sobre eficiência energética e NR-12.

Além disto, a campanha da Fiep ressalta a distribuição dos recursos obtidos com o recolhimento da Contribuição Sindical Empresarial. A arrecadação total tem quatro destinos diferentes: 60% dos recursos vão para os sindicatos patronais; 15% para a Fiep; 5% para a CNI; e 20% ao Ministério do Trabalho.

Paralelamente, a Fiep está formalizando parcerias com as entidades que representam a categoria contábil no estado do Paraná. O objetivo é a sensibilização junto aos contadores para a conscientização da importância da Contribuição Sindical, inclusive pelas empresas inseridas no regime Simples, segundo Cida Lopes. Serão realizadas oficinas sobre o tema durante o ano, em todas as regiões do estado. A ideia é estender este trabalho para as faculdades e universidades com cursos de formação nesta área, sensibilizando os estudantes sobre o que é a contribuição e os resultados gerados por ela.

Mais informações sobre a Contribuição Sindical Empresarial podem ser obtidas no site www.fiepr.org.br/contribuicaosindical.

"A solução não é fácil, mas precisa ser encontrada o mais rápido possível", diz CampagnoloNíveis de cádmio e chumbo são rastreados em ervateiras do Paraná