SINDIMATE

Sindicato da Indústria do Mate do Estado do Paraná

São Mateus do Sul é destaque na agricultura, principalmente, devido à produção de erva-mate

A região e a produção da erva-mate foram destaques do encontro realizado pelo Sindimate em parceria com o Sebrae

clique para ampliarclique para ampliarOficinas e palestras destacam a importância da erva-mate para São Mateus do Sul (Foto: Prefeitura de São Mateus do Sul)

Como parte da programação da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, promovida pelo governo federal em cerca de 700 municípios em todo o Brasil, empresários, produtores e representantes de instituições ligadas à agricultura puderam participar de um encontro sobre o mercado da erva-mate. O evento foi realizado no dia 23 de outubro no Clube Ideal Sãomateuense, no município de São Mateus do Sul. A organização e realização ficaram por conta de uma parceria entre o Sindimate e o Sebrae.

Estudantes da Casa Familiar Rural da cidade e representantes do setor público também compareceram para assistir a palestras, participar de oficinas e debater sobre a produção, comercialização e potencialidades da erva-mate, uma das mais importantes fontes da economia e da cultura do município.

"A erva-mate tem potencial para ser utilizada de diversas formas. Os produtores podem investir não apenas na produção para chimarrão ou tererê, mas também podem pensar no uso cosmético ou em medicamentos com o produto", explicou o engenheiro florestal Delmar Santir, durante uma das palestras do evento.

São Mateus do Sul está entre as 30 principais economias agrícolas do Paraná. De acordo com dados da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado, o destaque é a produção de erva-mate, o que torna a cidade a segunda colocada em referência neste segmento entre os 399 municípios paranaenses.

Com informações da Prefeitura de São Mateus do Sul

Indústrias devem ficar atentas para evitar complicações em uma fase de desligamentosNRs que mais impactam as indústrias foram destaques em encontro realizado em São Mateus do Sul