SINDIMATE

Sindicato da Indústria do Mate do Estado do Paraná

Com mais de 70 anos, Bitumirim Indústria e Comércio é referência no setor da erva-mate

A indústria já se tornou até mesmo fonte para estudos e pesquisas de importantes instituições

clique para ampliarclique para ampliarAtualmente, a indústria produz três tipos de chimarrão: Bitumirim Amarela, Bitumirim Verde e Galpão Dourado (Foto: Divulgação)

A Bitumirim Indústria e Comércio foi fundada no inverno de 1942, no distrito de Bom Jardim do Sul. No início, a erva-mate produzida era vendida apenas para uma cooperativa de Curitiba. Um ano depois, foi necessário contratar funcionários para agilizar o processo de secagem da erva-mate, pois a demanda havia crescido. Mais dois anos se passaram e uma nova ampliação foi necessária. A empresa cresceu e passou a vender também para outras regiões, processo que se repetiu durante muitos anos.

Na década de 80, Gustavo Adolfo Neiverth, proprietário da indústria, foi o primeiro a implantar o sistema de plantio direto no município. Além disso, investiu em diversas tecnologias para melhorar a qualidade do produto e aperfeiçoar a produção. Em 1994, a Bitumirim se tornou referência para pesquisas e estudos sobre a erva-mate. Um dos principais trabalhos foi uma tese de doutorado sobre a Broca, uma praga que assolava os plantios. Isso fez com que a empresa firmasse parceria com importantes universidades e instituições de pesquisa, como a Embrapa, UFPR, UEPG, Unioeste de Toledo e UEM.

Atualmente, a indústria produz três tipos de chimarrão, que são: Bitumirim Amarela, Bitumirim Verde e Galpão Dourado. A empresa tem ainda reflorestamento de erva-mate, que fornece 50% da matéria-prima usada para a fabricação do chimarrão Bitumirim. Além disso, há também reflorestamento de pinus e eucalipto.

Hoje, quem conduz os negócios da família e dá sequência ao bom trabalho realizado desde a fundação são os dois filhos e o genro de Gustavo Neiverth, que também têm conquistado ótimos resultados com trabalho e esforço. Prova disso é que até mesmo universidades do exterior procuram pela Bitumirim para realizar pesquisas.

A indústria oferece estágios para alunos de agronomia e colégios agrícolas e é utilizada como campo de estudos para teses de mestrados e doutorados.

Mais informações sobre a empresa e sua história estão disponíveis neste site: www.bitumirim.com.br/.

Sindimate está em fase de negociação da Convenção Coletiva de TrabalhoAprender a lidar com normas regulamentadoras pode evitar problemas às indústrias