SINDIMATE

Sindicato da Indústria do Mate do Estado do Paraná

Começa a elaboração do Panorama Setorial da Indústria Ervateira

Ao todo, 92 empresas participarão da pesquisa para identificar o real cenário do setor

clique para ampliar>clique para ampliarPesquisa deve ajudar a fortalecer a indústria ervateira paranaense (Foto: Reprodução)

Com o objetivo de fortalecer a indústria ervateira do Paraná, um panorama do setor começou a ser feito para identificar o real cenário do segmento. O projeto surgiu por meio de uma parceria entre a Fiep e o Sindimate. Ao todo, 92 empresas paranaenses serão visitadas e devem contribuir para o estudo.

O mapeamento deve identificar, principalmente, os seguintes aspectos: localização, número de empresas no estado, porte, empregos gerados, tipos de produtos, perfil tecnológico produtivo e mercado consumidor.

O levantamento serve para preencher lacunas existentes nos registros da indústria ervateira. Com os poucos dados existentes, é difícil tomar uma decisão que beneficie o setor, pois não se sabe exatamente qual é a principal demanda dos empresários, suas particularidades ou dificuldades.

Com o Panorama Setorial, será possível identificar todas essas características e traçar um perfil do setor. Os sindicatos que representam o ramo terão conhecimento do que a indústria precisa e poderão se aproximar das empresas e realizar ações direcionadas em benefício de seus associados.

O Paraná se destaca nacionalmente como um dos principais produtores, tanto agrícola quanto industrial, de produtos derivados da erva-mate, ocupando o segundo lugar da lista dos principais exportadores do produto. São números satisfatórios, mas que podem ser melhorados com a pesquisa.

As visitas às indústrias já começaram e a previsão é de que até setembro os pesquisadores já tenham concluído o levantamento. A publicação do resultado está prevista abril ou maio de 2015.

COMENT�RIOS

Jorge lunardi - Terça-feira, 29 de Abril de 2014 - 16:50:39 - CURITIBA/PR

Envolvido com projetos relacionados aos diversos segmentos da indústria, apreciarei receber informações relacionadas ao andamento do projeto.

Oferecer alimentação pode impactar positivamente na produtividade do trabalhadorSindicatos elegem novos conselheiros regionais do Senai e do Sesi