SINDIMADMOV

Sindicato das Indústrias Madeireiras e Moveleiras do Sudoeste do Paraná

Envie para seus amigos

Verifique os campos abaixo!






Comunicar Erro

Verifique os campos abaixo!




Estudo Setorial apresenta perfil da indústria de madeira brasileira

Segmento de madeira processada corresponde a 57% dos empregos da cadeia de base florestal

clique para ampliarclique para ampliarPisos e painéis estão entre os produtos que são destaques na indústria madeireira (Foto: Pixabay)

O Estudo Setorial 2016 da Associação Brasileira da Indústria de Madeira Processada Mecanicamente (Abimci), lançado no mês de novembro, reúne informações importantes sobre a indústria madeireira no país. De acordo com a entidade, a publicação tem o propósito de levar informações que possam ser usadas de maneira prática por industriais, governo e autoridades para a definição de estratégias de negócios e planejamento de políticas públicas que contribuam para o avanço do segmento.

A pesquisa indicou que o setor de madeira processada - que inclui produtos como painéis de compensado, madeira serrada, portas, molduras e pisos - é responsável por 57% dos empregos gerados na cadeia florestal-madeireira. Este segmento específico também abrange 93% das empresas da indústria madeireira, sendo que 90% são de pequeno porte, com produção voltada para o mercado interno.

De acordo com a entidade, os dados mostram que, apesar das dificuldades enfrentadas com a crise econômica e algumas mudanças no mercado mundial de madeira, a indústria brasileira está se desenvolvendo de forma consolidada. Isto acontece, inclusive, nos principais mercados do mundo.

Entidades relacionadas ao setor também se mobilizam para a expansão da madeira no mercado interno, como é o caso dos trabalhos relacionados à norma técnica do sistema construtivo wood frame, que tem a madeira como matéria-prima para uso estrutural, piso e cobertura, entre outros. A norma vem sendo discutida dentro de um comitê criado pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT). A expectativa é que, a partir da criação da norma técnica, apareçam oportunidades para as indústrias e para os diversos produtos de madeira, que podem ser fornecedores para esse sistema.

Com informações da assessoria de imprensa

Norma técnica de portas de madeira passa por revisãoCurso de Gestão Estratégica de Vendas reúne associados do Sindimadmov