SINDIMADMOV

Sindicato das Indústrias Madeireiras e Moveleiras do Sudoeste do Paraná

Indústrias de móveis devem apostar em novo sistema de produção, alerta consultor

Assunto foi debatido em palestra com o tema "Aumento da produtividade e eliminação de desperdício no chão de fábrica"

clique para ampliarclique para ampliarCarlos Rehme afirmou, em palestra, que inovar em processo produtivo pode ser a solução para o desperdício nas fábricas (Foto: Divulgação)

A proposta de um sistema inovador que deve aumentar a produtividade e reduzir o desperdício nas indústrias foi o principal foco da palestra realizada pelo Sindimadmov, por meio de uma parceria com o Senai, no dia 1° de julho no auditório do Sesi/Senai, em Francisco Beltrão. Associados e demais empresários dos setores madeireiro e moveleiro participaram do encontro, conduzido pelo palestrante e consultor em processo produtivo, Carlos Rehme.

A sugestão apresentada durante o encontro foi a implantação de um modelo de customização em massa, bastante utilizado pelo setor automobilístico. O sistema tem como base um único molde que pode ser usado para diversas produções.

De acordo com o empresário associado ao Sindimadmov, Mateus Comelli, a proposta de um novo sistema de produção pode ser a resposta que os empresários precisavam para mudar a realidade dentro das indústrias. "É algo moderno e que atende às necessidades do mercado consumidor", afirma.

Além disto, o palestrante abordou  uma outra forma de desperdício, que merece atenção para que haja redução. "Ele falou sobre o desperdício de tempo, que é muito importante, pois diminuir o tempo de fabricação e de entrega dos produtos é um diferencial competitivo", alerta o empresário. Estas estratégias podem ser vantajosas para os industriais, que ganham destaque e credibilidade por adotar novas medidas.

Comelli acredita que esta nova cultura pode ser implantada pelas indústrias, mas é um trabalho que exige análise e deve ser feito a longo prazo, pois é necessário interferir na rotina de trabalho e adquirir maquinário específico, o que gera custo. Apesar de não poder se adequar a este sistema de imediato, pequenas mudanças devem ser feitas diariamente para aumentar a produtividade e reduzir os desperdícios. "A Fiep e o Sindimadmov estão ajudando os empresários com a realização desses encontros, que ensinam novas técnicas para conseguir um bom resultado", finaliza.

Para a secretária-executiva do Sindimadmov, Vanessa Bussato, a palestra foi um sucesso e garantiu a adesão de novos associados ao sindicato. Os interessados em saber mais sobre cronograma de capacitações em 2015 podem entrar em contato com a entidade.

Programa de Proteção ao Emprego pode trazer alternativas para indústrias em dificuldadesAplicação de tecido em móveis é opção de investimento