SINDIMADMOV

Sindicato das Indústrias Madeireiras e Moveleiras do Sudoeste do Paraná

Definido tema do Congresso Moveleiro - Edição Nacional - 2015

"Quem mexeu no meu móvel?" será o mote do evento, que terá como objetivo discutir as tendências do mercado

clique para ampliarclique para ampliarOrganização do Congresso Moveleiro apresentou balanço da edição 2014 e o tema para o próximo ano (Foto: Agência Fiep)

O Conselho Setorial da Indústria Moveleira da Fiep apresentou, em novembro, os assuntos que serão discutidos no Congresso Moveleiro - Edição Nacional - 2015, que será realizado nos dias 16 e 17 de setembro no Campus da Indústria, em Curitiba. Com o tema “Quem mexeu no meu móvel?”, o evento vai apresentar e discutir tendências a partir das demandas dos compradores dos produtos das indústrias de móveis. Um dos focos será a geração de negócios e a melhoria da competitividade na cadeia produtiva.

“O tema ‘Quem mexeu no meu móvel?’ é uma brincadeira com o livro best-seller ‘Quem mexeu no meu queijo?’ e tem o objetivo de discutir mudanças profundas no mercado moveleiro”, salientou Aurélio Sant’Anna - também coordenador do Conselho Setorial da Indústria Moveleira.

De acordo com ele, uma das novidades na edição de 2015 será os trend hunters, ou seja, os caçadores de tendências, que vão abordar sobre inovação. Os outros assuntos que serão trabalhados durante palestras e mesas-redondas serão desmaterialização do móvel; otimização de materiais; novos materiais, novos usos e novos costumes; espaços reduzidos; economia criativa; trabalho em rede, gestão de cadeia produtiva e cadeia de valor; simbiose industrial; design for all; e Logística Reversa.

A programação do Congresso Moveleiro 2015 também prevê a apresentação de cases, ações de fomento do setor moveleiro, rodadas de negócios (nacional e internacional), informações sobre crédito e financiamento, visitas técnicas, painel de exposições de trabalhos científicos, oficina Sesi de Design e amostra de produtos, entre outros.

Edição 2014

Na mesma ocasião da apresentação do congresso do ano que vem, a organização do evento fez um balanço sobre a edição 2014 para parceiros e patrocinadores. O 5º Congresso Moveleiro, promovido em setembro deste ano, reuniu 2.018 participantes, sendo 51% empresários, 16% estudantes, 16% entidades e instituições, 7% analistas do setor moveleiro e 7% outros profissionais. Os presentes vieram dos estados do Paraná, Goiás, Minas Gerais, Espírito Santo, Rio de Janeiro, Santa Catarina e Rio Grande do Sul, além do Paraná e do Distrito Federal.

Foram realizados, durante o congresso, 201 encontros negócios, com a estimativa de vendas após 12 meses de US$ 6 milhões. Outro destaque da edição 2014 foi o resultado da oficina moveleira realizada com os alunos do Colégio Sesi, que criaram projetos inovadores.

Através da eficiência energética, indústrias podem reduzir custosAmpliação do Supersimples pode gerar benefícios ao setor industrial