SINDIMADMOV

Sindicato das Indústrias Madeireiras e Moveleiras do Sudoeste do Paraná

Envie para seus amigos

Verifique os campos abaixo!






Comunicar Erro

Verifique os campos abaixo!




5º Congresso Moveleiro reúne profissionais do setor em Curitiba

Com realização do Conselho Setorial da Indústria Moveleira da Fiep e apoio do Sindimadmov, evento discutiu o futuro do segmento

clique para ampliar>O Sindimadmov aproveitou o momento para divulgar as ações do sindicato em um estande exclusivo (Foto: Divulgação)

O 5º Congresso Moveleiro - Edição Nacional reuniu, em setembro, profissionais do setor moveleiro - entre industriais, designers e estudantes - para debater o futuro deste mercado nos próximos anos. Em dois dias de programação, os participantes acompanharam oito palestras e dois painéis, que trataram temas pertinentes à área. O evento foi promovido pelo Conselho Setorial da Indústria Moveleira da Fiep, com apoio dos sindicatos do segmento, entre eles o Sindimadmov de Francisco Beltrão, que aproveitou a oportunidade para divulgar o sindicato e as indústrias associadas.

“O congresso é de grande importância para o setor, pois através dele podemos conhecer as inovações da área moveleira, além de participar de uma ampla programação de palestras e painéis que trazem muitas informações”, completa Vanessa Busatto, secretária-executiva da entidade.

A palestra magna, que fechou o 5º Congresso Moveleiro, foi proferida por Luiza Helena Trajano, presidente da rede de lojas Magazine Luiza. O setor de magazines é um dos maiores compradores de móveis no Brasil. A empresária destacou a importância dos setores de varejo e industrial se unirem para criar mais oportunidades no mercado. “Precisamos parar de reclamar, nos unir e entender que o país é nosso. A gente precisa se unir para criar o mercado”, avaliou. Ela citou como exemplo a iniciativa do Instituto de Desenvolvimento do Varejo (IDV), que articulou juntamente com o governo federal a criação do programa Minha Casa Melhor, para beneficiários do Minha Casa, Minha Vida.

Futuro

Produtos cada vez mais exclusivos, estratégias para encantar os clientes e busca constante por diferenciais. Estas são algumas linhas que permearão o mercado de móveis nos próximos anos, de acordo com Marcelo Prado, sócio-diretor do Instituto de Estudos e Marketing Industrial (IEMI). "Tornar-se único é mais importante do que se tornar barato", destacou o especialista em sua palestra durante o congresso.

Prado lembrou que o cenário econômico brasileiro nos últimos 20 anos favoreceu o crescimento da indústria moveleira no país. No entanto, é necessário pensar sobre o futuro, apesar desta não ser uma tarefa fácil.

De acordo com ele, a produção mundial está crescendo a uma taxa média de 7% ao ano, desde 2004. O especialista ressaltou que a indústria moveleira no Brasil tem um crescimento médio de 5,4% ao ano. Para isto, houve investimento de R$ 5,1 bilhões em máquinas, instalações e treinamentos nos últimos cinco anos. "A pedra no caminho está na queda na produção neste ano, de -8,5% em relação a 2013, por causa do 'legado' da Copa do Mundo. O desempenho pode melhorar, mas não vai recuperar totalmente. Houve uma barreira na retomada. O primeiro semestre de 2013 registrou recorde de produção porque o varejo fez muitos pedidos para a indústria porque faltou mercadoria em 2012", relembrou. "Mas o varejo não teve o desempenho esperado no ano passado e ficou com estoque alto, afetando a taxa de reposição e os pedidos para a indústria em 2014", contou.

Para o especialista, a tendência é existir a reposição destes estoques e uma retomada do crescimento no setor. No entanto, o mercado também precisa enfrentar o desaquecimento da economia brasileira. Prado enfatiza que o próximo presidente da República precisará fazer reformas para a volta da aceleração da economia, "senão, estaremos condenados a crescer pouco".

Isto afeta diretamente a indústria moveleira porque, em 2013, a maior parte das vendas de móveis no varejo (57%) veio dos clientes da classe média. "A grande pedra no caminho é o baixo crescimento que pode acabar com a mobilidade social", avaliou.

Prado mostrou que as principais tendências para o setor são o aumento na concorrência, a busca cada vez maior por diferenciais e propostas constantes de novos produtos e serviços. Entre as estratégias para as indústrias, destacam-se modelos de multicanais de distribuição e fontes variadas de suprimentos, entre outros. "O caminho para os pequenos será a especialização", salientou.

Rodada de negócios

Durante as rodadas de negócios nacionais e internacionais realizadas no evento, indústrias de todo o país puderam fazer contato com potenciais compradores. Especificamente para exportações, o Centro Internacional de Negócios (CIN) da Fiep - em parceria com a Confederação Nacional da Indústria (CNI) e Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) - trouxe 11 compradores de oito países para iniciar as conversas com indústrias brasileiras. Vinte e seis potenciais vendedores integraram as rodadas de negócios durante o Congresso Moveleiro.

Avaliação

Para o presidente do Conselho Setorial da Indústria Moveleira da Fiep, Aurélio Sant’anna, o saldo do 5º Congresso Moveleiro foi bastante positivo. “O congresso foi um sucesso total, com superação da edição anterior. De tudo o que fizemos neste ano, o mais encantador foi a parceria com o Colégio Sesi. Dois mil alunos trabalharam o tema moveleiro”, opinou. Os melhores projetos desenvolvidos pelos estudantes foram apresentados no congresso, por meio do I Concurso da Oficina Moveleira. A equipe do Colégio Sesi de Guarapuava foi a vencedora, com a criação de um móvel que serve como puff, mesa de centro com bandeja, porta-objetos e adega. O concurso deverá permanecer nas próximas edições do Congresso Moveleiro.

DEIXE SEU COMENT�RIO

Os seguintes erros foram encontrados:








    1. Os sites do Sistema Fiep incentivam a pr�tica do debate respons�vel. S�o abertos a todo tipo de opini�o. Mas n�o aceitam ofensas. Ser�o deletados coment�rios contendo insulto, difama��o ou manifesta��es de �dio e preconceito;
    2. S�o um espa�o para troca de ideias, e todo leitor deve se sentir � vontade para expressar a sua. N�o ser�o tolerados ataques pessoais, amea�as, exposi��o da privacidade alheia, persegui��es (cyber-bullying) e qualquer outro tipo de constrangimento;
    3. Incentivamos o leitor a tomar responsabilidade pelo teor de seus coment�rios e pelo impacto por ele causado; informa��es equivocadas devem ser corrigidas, e mal entendidos, desfeitos;
    4. Defendemos discuss�es transparentes, mas os sites do Sistema Fiep n�o se disp�em a servir de plataforma de propaganda ou proselitismo, de qualquer natureza.
    5. Dos leitores, n�o se cobra que concordem, mas que respeitem e admitam diverg�ncias, que acreditamos pr�prias de qualquer debate de ideias.
    Expectativa para ações previstas no Plano de Logística ReversaNormas Regulamentadoras serão discutidas em palestra, em Francisco Beltrão