SINDIMADMOV

Sindicato das Indústrias Madeireiras e Moveleiras do Sudoeste do Paraná

Associados participaram de feira do setor em Milão

Destaques do evento foram os padrões de cores dos móveis e também os acessórios usados no processo de produção

clique para ampliar>clique para ampliarOs empresários Leocir Marafon, Ivam Simonetto, Leandra Simonetto, Sergio Eleutério, Viviam Eleutério, Larissa Angonese, Bruno Garcia de Athayde e Lucas Moraes durante feira em Milão (Foto: Reprodução)

O Salão do Móvel, realizado anualmente em Milão, é referência para o setor de madeira e móveis de todo o mundo. Por isso, profissionais e estudantes das áreas de mobiliário, arquitetura e design de diferentes países se encontram no evento para conhecer todas as novidades e as tendências do segmento.

Um grupo de empresários associados ao Sindimadmov de Francisco Beltrão foi para a Itália para conferir de perto as recentes mudanças e inovações do mercado.

Leocir Marafon, proprietário da empresa Movelmar de Ampére, foi um dos associados participantes. De acordo com ele, esta feira é uma ótima ferramenta para o empresário que deseja melhorar o que produz. “A Europa está muito mais adiantada do que o Brasil, seja na produção de máquinas, seja na produção de acessórios e na produção de móveis. Eu acho que é muito importante saber o que a Europa está comprando, o que o mercado mundial está comprando. Depois, você vem para a sua empresa e começa a analisar tudo que está sendo feito nela”, avalia.

O industrial acredita que em breve o Brasil deve começar a fabricar produtos com um padrão de cores que não estamos acostumados a ver por aqui. Além disso, os acessórios, como as dobradiças e puxadores, também serão encontrados em formatos bem diferentes, já que produtos com essas características chamaram muita atenção durante a feira.

Segundo Leocir, indústrias de todo o mundo precisam estar atentas a esses detalhes, pois são eles que fazem a diferença no produto. “Nós que vendemos um produto planejado temos que pensar em conceito de produto. Vendemos conceito no mercado. Hoje, o móvel planejado passou a ser feito de outra forma. Fazemos o móvel do tamanho que o ambiente precisa e isso é conceito”, completa.

Àqueles que desejam conhecer o mercado em que estão inseridos, Leocir deixa um recado. “Todo empresário deve sair do ambiente que ele vive e conhecer o mercado. A feira é um bom termômetro para avaliar o que está vendendo, como está trabalhando e como está se posicionando no mercado. Quem puder ir para o exterior, melhor ainda. Conhecer isso tudo que é tendência é muito importante”, finaliza.

IEL: novos talentos e educação executiva para o avanço do setor industrialDia da Indústria é comemorado com jantar em Francisco Beltrão