SINDIMADMOV

Sindicato das Indústrias Madeireiras e Moveleiras do Sudoeste do Paraná

Sindicatos se reúnem com representante do Senai para conhecer mais sobre Logística Reversa

Encontro serviu para esclarecer as dúvidas dos empresários da região

clique para ampliar>clique para ampliarEmpresários de diferentes setores durante reunião sobre Logística Reversa (Foto: Divulgação)

A Logística Reversa foi tema de palestra durante um encontro que reuniu representantes de vários sindicatos, no mês de abril, no Teatro Sesi de Pato Branco. Entre as entidades presentes estava o Sindimadmov de Francisco Beltrão. O workshop foi conduzido por Carlos Edson Waltrich, do Senai Paraná. Ele falou sobre Política Nacional de Resíduos Sólidos, responsabilidade compartilhada, edital de chamamento e aspectos legais da Logística Reversa.

O objetivo do encontro foi esclarecer as principais dúvidas dos empresários da região sobre estes assuntos. Para Edgar Behne, presidente do Sindimadmov, compreender a Logística Reversa ficou muito mais fácil depois da reunião.

“A gente percebe que está todo mundo muito preocupado com essa questão, mas ninguém sabe muito bem o que fazer. Então, esse trabalho do Senai foi muito bem feito, pois ficou tudo muito mais claro para todos que participaram. Isto porque com o móvel é um pouco mais complicado", opina. Ele cita como o exemplo um armário. "Você vende esse armário para alguém e essa pessoa descarta depois de um tempo. Em um primeiro momento, essa responsabilidade parece da indústria, mas o Senai nos mostrou que têm muitas outra opções antes de voltar para a indústria”, explica.

De acordo com Behne, o setor de madeira e móveis se antecipou quando decidiu assinar o compromisso com a Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema) e com o Instituto Ambiental do Paraná (IAP) porque ainda não existe a legislação ainda não obriga o segmento a fazer parte do processo de Logística Reversa.

“Nós não temos obrigação legal nenhuma ainda de fazer isso, mas o setor já encomendou esse trabalho. Um dos objetivos da reunião foi apresentar esse projeto para que todos os associados tenham conhecimento dele. Falamos sobre o que é e como a gente prevê que vai funcionar a nossa Logística Reversa”, conta.

Setores madeireiro e moveleiro formalizam entrega do Plano de Logística ReversaOferecer alimentação pode impactar positivamente na produtividade do trabalhador