SINDIMADMOV

Sindicato das Indústrias Madeireiras e Moveleiras do Sudoeste do Paraná

Norma sobre Segurança no Trabalho será um dos temas do Congresso Moveleiro

Não cumprimento da norma pode acarretar em multas para as indústrias e eventuais interdições de equipamentos

clique para ampliar>clique para ampliarNR 12 - Segurança no Trabalho em Máquinas e Equipamentos (Foto: Internet)
Muito se discute sobre Segurança no Trabalho. O tema gera debates em todos os setores da indústria, pois afeta trabalhadores e empresários dos mais variados ramos. A NR 12 – Norma Regulamentadora sobre Segurança no Trabalho em Máquinas e Equipamentos é tão importante para quem trabalha com máquinas, que será um dos principais temas da edição deste ano do Congresso Moveleiro, que será realizado dias 11 e 12 de setembro, em Curitiba. Para os empresários do setor, o tema foi escolhido por ser uma das principais preocupações do segmento. “Precisamos aprofundar em nosso segmento a questão da NR-12, que nos preocupa muito”, explicou Constantino Bezeruska, consultor da Fiep do setor moveleiro, referindo-se à Normativa Regulamentadora.

Hoje, praticamente todos os principais prazos, da indústria em geral, já estão vencidos, e o não cumprimento da norma pode acarretar em multas para as indústrias e eventuais interdições de equipamentos. Além da necessidade de se fazer as intervenções necessárias nos equipamentos ou nos locais onde eles estão, as indústrias também devem treinar os colaboradores para poderem operar as máquinas de forma segura. Os empresários precisam ainda ficar atentos sobre a necessidade da formulação do chamado inventário, que constitui em uma relação de cada equipamento, com a descrição de sua capacidade, sistema de segurança e localização dentro da planta industrial.

Edgar Behne, presidente do Sindimadmov de Francisco Beltrão – sindicato que representa o setor na região sudoeste – acha que a escolha do tema não poderia ter sido melhor. De acordo com ele, várias empresas associadas procuram fazer o possível para se adaptar às novas leis e a tudo o que envolve a segurança dos colaboradores.
Segundo Behne, o sindicato está estudando formas de manter as empresas associadas sempre bem informadas sobre a NR 12. Palestras sobre o assunto devem ser organizadas durante este ano.

Congresso
Realizado pela Federação das Indústrias do Paraná (Fiep), o Congresso Moveleiro recebe palestrantes de diversas partes do Brasil e do exterior. Entre os temas definidos pelo Conselho Setorial da Indústria Moveleira da Fiep que deverão ser prioritariamente discutidos em 2014 está também a logística reversa do setor..

8º ENAI discute competitividade da indústria brasileiraFeiras movimentam setores madeireiro e moveleiro