SINDILOUÇA

Sindicato das Indústrias de Vidros, Cristais, Espelhos, Cerâmica de Louça e Porcelana, Pisos e Revestimentos Cerâmicos no Estado do Paraná

Envie para seus amigos

Verifique os campos abaixo!






Comunicar Erro

Verifique os campos abaixo!




José Canisso recebe dupla homenagem no mês da Indústria

Empresário foi um dos mais ativos empreendedores na região de Campo Largo e seu trabalho será reconhecido pela Fiep

clique para ampliarCanisso foi considerado um ícone da indústria em Campo Largo (Foto: Agência Fiep)

O industrial José Canisso, falecido em janeiro deste ano, está sendo homenageado duplamente. Considerado um ícone no meio industrial de Campo Largo e região, o ex-presidente do Sindilouça e idealizador da Feira da Louça recebeu o título de Cidadão Benemérito de Campo Largo no final de abril, concedido pela Câmara de Vereadores do município. Além disto, no dia 16 de maio, Canisso será homenageado com o título de “Benemérito da Indústria” da Fiep, em um jantar em Irati, durante as comemorações da Semana da Indústria.

Segundo o vereador Luiz Daniel Torres Júnior, autor da proposta em Campo Largo, a ideia já havia sido debatida seis meses antes de seu falecimento. “Fizemos algumas tentativas, mas o senhor Canisso sempre foi muito reservado. Quando falávamos com ele, não se sentia muito à vontade para isso. Fazemos agora como uma justa homenagem à toda a sua família e pela forte relação que tivemos”, disse.

Para Torres, Canisso foi exemplo de empreendedor. “Ele não apenas desenvolveu o setor aqui na região, mas criou a Feira da Louça. Lutou muito pela chegada do gás natural à nossa região e conseguiu com que nosso produtor de cerâmica e louça tivesse proteção em relação aos produtores internacionais. Realizou uma série de ações sempre em prol do fortalecimento da nossa indústria”, avaliou.

A filha de Canisso, Andréa, disse que a família recebe com muita honra as homenagens. “Meu pai sempre teve esse espírito de empreendedor. Sempre estava em busca de algo, pensando em algo que tivesse relação com o desenvolvimento da nossa indústria. Além disso, uma pessoa exemplar que tinha boas relações com os familiares e amigos”, comentou.

Histórico

Canisso iniciou suas atividades profissionais como superintendente de Relações Industriais, em 1988, na Lorenzetti Porcelanas. Nesse período, começou a participar no Sindilouça como representante da empresa nas negociações coletivas de trabalho e como delegado representante do sindicato junto à Fiep. Foi eleito pela primeira vez presidente do sindicato em 1990, posição que ocupou até outubro de 2015.

Foi um dos principais articuladores da Feira da Louça e também da instalação do gás natural em Campo Largo, pois acreditava ser esse o principal combustível para abastecer a matriz energética da indústria da louça e porcelana.

A partir de 2007, Canisso lutou pela instalação da Lei Antidumping que protegia o setor do dumping praticado pelos chineses no país. Em 2014, o governo federal finalmente concedeu a proteção aos produtores.

Setor deverá ter material explicativo sobre Logística ReversaConfiança do industrial tem alta no mês de maio