Sindicato das Indústrias de Artefatos de Couro do Estado do Paraná

Cuide-se + aposta na prevenção contra consumo de álcool e outras drogas

Por meio de consultoria do Sesi, indústria pode realizar um plano de ação para incentivar hábitos saudáveis entre os colaboradores

Hábitos de vida saudável do colaborador fazem uma grande diferença no ambiente de trabalho, impactando diretamente nos índices de produtividade. Por isto, as empresas devem ficar atentas para promoverem a qualidade de vida e de saúde aos funcionários, inclusive na prevenção do consumo de álcool e outras drogas.

Para este trabalho, a indústria paranaense pode estabelecer uma parceria com o Sesi, que realiza consultorias nesta área por meio do programa Cuide-se +. A iniciativa é totalmente voltada para a promoção da saúde e qualidade de vida dos trabalhadores do setor industrial.

Um dos eixos do Cuide-se + tem como premissa oportunizar ações educativas com foco na aquisição de hábitos de vida saudável, para evitar o consumo abusivo de álcool e outras drogas. Esta linha de trabalho foi lançada em 2013 e já foram beneficiados mais de 15 mil colaboradores.

“É muito importante dialogar sobre este tema dentro da empresa. Em uma atividade como esta, o funcionário sente que é parte fundamental no ambiente de trabalho, o que permite uma abertura para ele conversar, propor soluções, pedir ajuda. Quando toda a empresa está voltada para este aspecto, fica mais fácil acabar com estigmas e preconceitos”, comenta Silvia Pessôa Teuber, integrante da equipe do Cuide-se +, desenvolvido dentro da Gerência de Segurança e Saúde para a Indústria do Sesi.

A consultoria é feita em diferentes etapas. A primeira delas é a formação de um comitê de trabalho com representantes das áreas de Recursos Humanos, Saúde e outros setores da empresa, juntamente com a consultora do Sesi. A partir disto, ao longo de 10 meses, há a construção de uma política interna e o planejamento de ações e estratégias de prevenção. “São ações que contribuem para a promoção da saúde e bem-estar no ambiente de trabalho e a prevenção de riscos do uso de álcool e outras drogas”, ressalta Silvia. Posteriormente ocorre a capacitação de lideranças, que recebem orientações sobre os cuidados para a abordagem com os trabalhadores sobre o tema.

Além do atendimento personalizado, a consultoria do Cuide-se + pode ser implantada por meio de um consórcio entre indústrias de um mesmo segmento, mediante parceria com o respectivo sindicato e adesão de no mínimo quatro empresas de micro e pequeno porte. Desta forma, elas rateiam o investimento no trabalho. São realizadas reuniões mensais para formatar e fomentar as estratégias com representantes destas indústrias, que depois levam para o ambiente de trabalho as ações definidas.

Mais informações sobre o eixo de prevenção ao uso de álcool e outras drogas podem ser obtidas pelos e-mails silvia.teuber@sesipr.org.br e fabio.fontoura@sesipr.org.br.

Cadastro das Indústrias se tornou ferramenta estratégica para impulsionar negóciosConsultorias oferecem soluções especializadas em Segurança e Saúde do Trabalho