SINDICER NORTE

Sindicato das Indústrias de Olarias e Cerâmicas para Construção de Jataizinho e Região

Envie para seus amigos

Verifique os campos abaixo!






Comunicar Erro

Verifique os campos abaixo!




Tecnologias melhoram desempenho do setor de cerâmica vermelha

Utilização de materiais diferenciados com novas tecnologias garantem durabilidade e competitividade no mercado; tema foi apresentado durante a Expocer, realizada em Curitiba no mês de outubro

clique para ampliarExpocer reuniu ceramistas e debateu importantes temas do setor (Foto: Divulgação)

A utilização de novas tecnologias no setor de cerâmica vermelha foi um dos temas debatidos em mais uma edição da Feira de Fornecedores para a Indústria Cerâmica (Expocer), realizada de 19 a 22 de outubro em Curitiba e que reuniu milhares de pessoas, entre ceramistas, fornecedores, pesquisadores e profissionais ligados à cadeia da construção civil. O assunto foi abordado em palestras técnicas promovidas durante a Expocer.

A programação contou com apresentações de especialistas do setor, que trataram de sustentabilidade, reduções de custos e dos avanços tecnológicos. As palestras aconteceram em três dias da feira.

Sob o tema “Inovação na Cerâmica Vermelha”, o assessor técnico e de qualidade da Associação Nacional da Indústria da Cerâmica Vermelha (Anicer), Antônio Carlos Pimenta Araújo, falou ao público sobre as novas tecnologias que podem otimizar o setor, assim como garantir mais sustentabilidade e qualidade para as empresas.

De acordo com ele, a inovação ainda é tratada de forma tímida e está ganhando cada vez mais espaço, apesar do mercado em crise. “A recessão atingiu todos os setores. Tivemos reduções em nosso PIB e isso afetou também o setor da construção, mas com a retomada da economia que está sendo projetada será possível ampliar a aplicação de novas tecnologias”, disse.

Entre esses novos elementos, Pimenta destaca o uso de tijolos diferenciados. “Um desses exemplos são os tijolos acústicos, com poder de isolamento acústico duas a três vezes melhor que os tijolos convencionais. Além disso, são mais leves, duráveis, ecológicos e com tecnologia”, avaliou.

A Expocer foi promovida pelo Sindicer-PR, com o apoio da Monte Bello Eventos e patrocínios da Itaipu Binacional e do Sistema Fiep. O evento ocorreu simultaneamente à Expominerais, realizada pelo Conselho Setorial da Indústria da Mineração da Fiep, e da Habitacon, feira especializada em soluções para construção e condomínios.

Na abertura do evento, o presidente do Sindicer-PR, Arnoldo José Orso, e o vice-presidente do sindicato, Daniel Wosniak, recepcionaram convidados e os ceramistas. Também compareceram o superintendente da Fiep, Reinaldo Tockus, e outros profissionais da federação.

Os visitantes, além de acompanharem as novidades apresentadas pelos expositores, puderam passar no Espaço do Ceramista, montado no estande do Sindicer-PR e que concentrou a presença dos industriais de todas as regiões do estado. Os associados do sindicato levaram seus produtos para exposição no local.

No Espaço do Ceramista também estava a unidade móvel do Senai Paraná. Técnicos da instituição atenderam os industriais e explicaram as soluções para o setor. O Instituto Tecnológico Senai para a Construção Civil, localizado em Ponta Grossa, faz ensaios e outros testes para a indústria de cerâmica vermelha. Há pontos de coleta em todo o estado. Os interessados podem ligar para (42) 3219-4924.

Modelo de Atuação Articulada entre Áreas Sindicais e de Mercado do Sistema Fiep será levado para todas as regiões do PRCadastro das Indústrias 2017 está aberto para atualização