SINDICER NORTE

Sindicato das Indústrias de Olarias e Cerâmicas para Construção de Jataizinho e Região

Envie para seus amigos

Verifique os campos abaixo!






Comunicar Erro

Verifique os campos abaixo!




Curso sobre Negociações Coletivas reúne sindicatos da Casa da Indústria de Ponta Grossa

Objetivo foi capacitar dirigentes para que possam desenvolver as reuniões que tratam deste tipo de negociação

clique para ampliarEspecialista simulou situações de negociações (Foto: Divulgação)

A Casa da Indústria de Ponta Grossa recebeu, em junho, a Oficina “Praticando Negociações Coletivas Sindicais”, ministrada pelo especialista da Confederação Nacional da Indústria (CNI), Edno Martins. Segundo o Sindicer Norte-PR, este é um curso do Programa de Desenvolvimento Associativo (PDA), na categoria "Avança Sindicato", de iniciativa da CNI e oferecido pela Fiep.

O objetivo foi aprimorar a capacidade de negociação dos dirigentes empresariais das indústrias, por meio de simulações de rodadas de negociações.

Na capacitação foram apresentados conceitos e princípios básicos de negociação coletiva, suas etapas e ferramentas disponibilizadas para isto. Também foram realizadas atividades e dinâmicas com simulações de “contextos de sindicato patronal e laboral”, “objetivos de sindicato laboral e patronal”, “simulação de notícia do jornal”, “pauta de negociação” e “simulação do estado de greve”.

Ao tratar da valorização da negociação coletiva, Martins chamou a atenção para as ferramentas desenvolvidas pela Fiep e a CNI, que integram o Sistema de Inteligência de Negócios da Indústria.

Antes da oficina também foram relatadas ações desenvolvidas pelo Programa de Desenvolvimento Associativo (PDA), que tem levado uma série de atividades, cursos e workshops - em sua maior parte gratuita - para os industriais.

Segundo a advogada do Sindicer Norte-PR, Salete Gauginski, o evento foi muito produtivo. “Além da teoria, tivemos a parte prática, o que nos possibilitou aprimorarmos estratégias de negociação, bem como trocarmos experiências com empresários de outros setores”, avaliou.

Casa da Indústria de Ponta Grossa sugere novo Refis para crisePlano Estadual de Infraestrutura e Transportes pontua obras importantes até 2035