Sindicaf

Sindicato das Indústrias de Produtos e Artefatos de Cimento e Fibrocimento e Ladrilhos Hidráulicos do Estado do Paraná

Envie para seus amigos

Verifique os campos abaixo!






Comunicar Erro

Verifique os campos abaixo!




Empresários da construção civil esperam um ano com retomada nos negócios

Pesquisa do Sinduscon-PR mostrou que 90% dos entrevistados estimam a manutenção ou aumento no nível de atividade em 2017

clique para ampliarclique para ampliarSetor da construção civil foi um dos que mais sofreu na crise (Foto: Agência Brasil)

A indústria da construção civil e toda a sua cadeia tiveram um 2016 bastante difícil. O segmento já se organiza para 2017, com uma boa perspectiva para a retomada dos negócios e investimentos. Uma pesquisa divulgada pelo Sindicato da Indústria da Construção Civil no Estado do Paraná (Sinduscon-PR) no mês de dezembro indica que as empresas do setor têm a expectativa de manter ou ampliar os negócios no ano que vem. O levantamento foi realizado com 300 construtoras de todos os portes.

“Este ano não foi nada fácil. Temos perspectivas melhores para 2017 e esperamos a estabilidade econômica e política do País. Precisamos e dependemos disto. Sofremos muito com todas estas notícias negativas”, comenta o presidente do Sinduscon-PR, José Eugenio Gizzi.

A pesquisa mostrou que metade das empresas da construção civil pretende aumentar ou espera um crescimento em suas atividades em 2017. Para 40% dos entrevistados, o ritmo será o mesmo deste ano. Os 10% restantes esperam resultados piores. Parte deles está ligada ao segmento de obras públicas.

A expectativa é boa em função dos sinais que apareceram na economia, como a previsão de queda da inflação, redução nos juros e melhora nas condições dos financiamentos. “Estes fatores vão gerar um cenário mais interessante”, salienta Gizzi. Além disto, o setor espera o crescimento na aplicação dos recursos da poupança no financiamento de imóveis. Com a crise, este dinheiro deixou de ser utilizado nesta modalidade, o que resultou no desaquecimento do mercado imobiliário e na desaceleração da construção civil, também influenciados por um panorama de incertezas.

Gizzi enfatiza a importância de uma série de medidas governamentais, em todas as esferas, para fomentar a retomada da economia brasileira e do setor. Ele cita como exemplos as reformas trabalhista, previdenciária, política e tributária, além da limitação dos gastos públicos. “Se os governantes não produzirem mais notícias ruins, temos condições de capitanear o crescimento. Se não houver a retomada do PIB, 2017 pode ser recessivo também”, avalia o presidente do Sinduscon-PR.

Absenteísmo pode ser controlado com uma gestão eficienteRecursos da Contribuição Sindical retornam às indústrias como benefícios