Sindicaf

Sindicato das Indústrias de Produtos e Artefatos de Cimento e Fibrocimento e Ladrilhos Hidráulicos do Estado do Paraná

Envie para seus amigos

Verifique os campos abaixo!






Comunicar Erro

Verifique os campos abaixo!




Cartilhas "Todos contra o mosquito" serão distribuídas no Paraná

Dezenove mil exemplares vão levar informações sobre como evitar uma epidemia de dengue, febre chikungunya e consequências zika vírus

clique para ampliarclique para ampliarPrevenção contra a dengue e outras doenças depende da informação da população (Foto: Reprodução)

O Sistema Fiep já iniciou a distribuição das cartilhas intituladas “Todos contra o mosquito”, que têm o objetivo de ajudar os trabalhadores, os empresários e a sociedade civil no combate ao Aedes aegypti, transmissor da dengue, febre chikungunya e vírus zika. A iniciativa é mais um esforço do setor produtivo para colaborar na prevenção das doenças transmitidas pelo mosquito.

O material foi elaborado pelo Conselho Nacional do Sesi, em apoio e à luz das diretrizes de luta encampadas pelo governo federal. “A cartilha é de fácil entendimento. Nela estão contidas informações sobre como reconhecer o mosquito, um breve histórico do Aedes aegypti e quais os cuidados gerais que precisamos ter sobre as doenças, seus sintomas e tratamentos”, explica a enfermeira do trabalho do departamento regional do Sesi no Paraná, Sueli Ferreira dos Santos.

De acordo com ela, o Paraná recebeu 19 mil cartilhas, que serão entregues para os sindicatos filiados à Fiep, Casas da Indústria, Colégios Sesi e aos ambulatórios que atendem os colaboradores da indústria de todo o Estado. “Já começou a distribuição e estamos fazendo videoconferências de orientação aos que recebem e tem esse contato direto com os trabalhadores”, comentou.

A enfermeira ressaltou a relevância da ação, tanto por sua abrangência como pelo repasse simplificado das informações. “Somente com o apoio de todos vamos diminuir os casos”, concluiu. É importante que cada indústria tome medidas para evitar a disseminação do mosquito, além de estimular os trabalhadores a adotarem medidas preventivas dentro e fora das empresas.

Dados da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) indicam que 217 casos de dengue já foram confirmados no Paraná entre agosto e final de novembro de 2016. Deste total, 190 são casos autóctones, ou seja, que foram transmitidos em território paranaense.

O ciclo da doença é avaliado entre agosto de um ano e o mês de julho do ano seguinte. No período de agosto de 2015 e julho de 2016, o Paraná teve 56.351 dados confirmados, sendo 52.708 autóctones e 3.643 importados. Foram registradas 61 mortes em função da dengue neste intervalo.

"Apesar de ainda termos um panorama desafiador pela frente, não podemos desanimar", diz CampagnoloAbsenteísmo pode ser controlado com uma gestão eficiente