SINDEMON

Sindicato das Empresas de Engenharia de Montagem e Manutenção Industrial do Estado do Paraná

Envie para seus amigos

Verifique os campos abaixo!






Comunicar Erro

Verifique os campos abaixo!




Linha de financiamento se torna opção para indústria que precisa de capital de giro

Equipe da área de Fomento da Fiep orienta o empresário na obtenção de capital de giro

clique para ampliarclique para ampliarEste tipo de financiamento pode fomentar o crescimento dos negócios (Foto: Pixabay)

Os industriais podem solicitar financiamento de Capital de Giro por meio do Programa BNDES-Progeren do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social, que volta a operar pelas instituições financeiras repassadoras. A Fiep encaminha aos industriais informações obtidas por meio de seu relacionamento com diversos agentes financeiros. “O Banco do Brasil, o Santander e a Fomento Paraná nos relataram que estão disponibilizando o recurso de capital de giro do Progeren", avisa o coordenador de Fomento da Fiep, Eduardo Kossovski.

De acordo com ele, os requisitos para obtenção do crédito estão cada vez mais rigorosos frente à situação atual do país. "A empresa que manteve suas documentações atualizadas e certidões em dia, provavelmente terá maior probabilidade de êxito", salienta Kossovski.

As taxas do programa BNDES-Progeren estão em 18% a.a., aproximadamente. O prazo para pagamento pode ocorrer em até 60 meses, já incluída a carência de até 24 meses. Empresas de todos os setores podem acessar este programa de financiamento.

Recomenda-se que estes recursos sejam utilizados para fomentar o crescimento dos negócios. O uso dos mesmos para saldar dívidas normalmente compreenderá uma avaliação mais detalha pelas instituições financeiras.

"O momento não permite equívocos nas tomadas de recursos, frente à extrema necessidade de controle do fluxo de caixa. Neste cenário recomendamos aos empresários que procurem programas financeiros de longo prazo, proporcionando melhores negociações, resultando na maior previsibilidade de manutenção do caixa das empresas", esclarece Kossovski.

Outra alternativa para obter Capital de Giro é a antecipação de recebíveis. Nessa modalidade, títulos podem ser descontados junto a bancos, factoring e FIDCs. "Nesta análise, o que interessa é o cliente (comprador da indústria). Essa alternativa vem se popularizando porque apresenta menores custos operacionais e não compromete o limite de crédito”, afirma Kossovski.

Informações complementares poderão ser obtidas com a equipe de Fomento da Fiep, que orienta o industrial apresentando as melhores opções de financiamento disponíveis no mercado. Informações pelo telefone (41) 3271-9411, e-mail fomento@fiepr.org.br e site www.fiepr.org.br/credito.

Sua empresa tem um projeto inovador? Inscreva-o no Inova Talentos do IELManufatura enxuta aumenta produtividade e reduz custos para as indústrias